"literaturaemdebate"

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Literatura em Debate?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Para que os trabalhos possam ser avaliados pela Comissão Editorial, os autores devem enviar apenas trabalhos inéditos, não submetidos a outros veículos de publicação para avaliação, e observar rigorosamente o foco e escopo da revista, bem como as normas de publicação.

Podem ser encaminhados artigos, resenhas e escrita criativa.


NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGOS

 

É importante salientar que os artigos devem obrigatoriamente:

- ser redigidos na modalidade culta da língua;

- ser inéditos e apresentar contribuições originais em relação ao tema de discussão proposto;

- estarem formatados conforme as normas da revista;

Quanto à autoria, são aceitos no máximo dois autores ou um autor e um coautor.

Os artigos submetidos para o dossiê temático ou para seção livre devem ser organizados de acordo com as normas abaixo.

 

Normas Gerais

1. Os textos devem ter entre 10 e 20 páginas, em formato A4, incluindo as referências;

2. A fonte utilizada em todo o trabalho deve ser Garamond, tamanho 12. Nas citações com recuo e nas notas de rodapé dever ser a fonte Garamond, tamanho 10;

3. As margens da página devem ser todas de 2,5 cm.

Título e identificação do autor:

- título centralizado, em maiúsculas, negrito, fonte tamanho 12;

- linha em branco;

- título na língua estrangeira, centralizado, maiúscula, negrito, fonte tamanho 12;

- linha em branco;

- nome do autor, à direita, em negrito, acompanhado de chamada numérica para nota de rodapé contendo sua titulação, filiação institucional e e-mail.

Linha em branco

Resumo e palavras-chave: 100 a 150 palavras:

- devem ser digitados em espaço simples; fonte tamanho 10 ;

- Escrever a palavra resumo em negrito e em maiúsculas, separada do texto por dois pontos. Resumo em português (ou Resumen, Abstract, caso escritos em, respectivamente, espanhol ou inglês), seguido de 3-5 palavras-chave (Keywords / Palabras Clave),

- As palavras-chave devem ser separadas por ponto; devem ser na língua em que o artigo foi escrito.

Linha em branco

Corpo do artigo – seguir normas da ABNT.

Resumo e palavras-chave traduzidos (Abstract/Resumen, seguido de Keywords / Palabras Clave)
Linha em branco

Referências- apenas as obras mencionadas no texto, ao final do trabalho, em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por linha em branco. Digitar o nome de livros e revistas nas referências e no corpo do ensaio em negrito. Observar todos os critérios da NBR-6023/2002 da ABNT:

Livros: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume)

Artigos em periódicos: autor do artigo (SOBRENOME, prenome). Título do artigo. Nome do periódico, local da publicação, volume (v.), n° dos fascículos (n.), página inicial e final do artigo (p.), mês abreviado. Ano de publicação

Dissertações e teses: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Local, data. N° de páginas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração). Instituição.

Referência a documentos em meio eletrônico: mesmo procedimento, acrescentando: Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano. Ex.: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo, edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume). Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Citações: literais, com mais de três linhas, em parágrafo recuado, em espaço simples, fonte 10, seguidas de parêntese contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado. Citações diretas com menos de 3 linhas: incorporadas ao texto, entre aspas (NBR -10520/2002).


NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE RESENHAS

As resenhas devem ser redigidas na modalidade culta da língua, ser inéditas e apresentar reflexões originais em relação à obra resenhada, que pode ser livro teórico, crítico ou literário, publicado nos últimos dois anos. Quanto à autoria de resenhas, são aceitos no máximo dois autores ou um autor e um coautor.

As resenhas devem ser organizadas, seguindo-se estas normas:

As resenhas devem ter de 3 a 7 páginas.

Título da resenha: negrito, fonteGaramond 12, centralizado.

Referência da obra resenha em conformidade com as normas da ABNT (NBR 6023/2002)

Autor(es) da resenha: nome em negrito, fonte 12, alinhado à direita; em caso de dois autores, usar uma linha para identificação de cada um. Para cada autor, inserir nota de rodapé para apresentação de formação, filiação institucionale e-mail. Essa nota deve conter no máximo três linhas e ser formatada em fonte Garamond10, alinhamento justificado.

Texto da resenha: fonte 12, espaçamento 1,5cm. Em caso de uso de citações, considerar que: a) as citações literais, com mais de três (3) linhas, devem ser formatadas em parágrafo recuado, em espaço simples, fonte Garamond10, seguidas de parêntese contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado, b) as citações diretas com até 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas, tendo-se a indicação de autor, ano e página (NBR -10520/2002).


NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE ESCRITA CRIATIVA

Os textos criativos são textos poéticos ou narrativos construídos com linguagem artística e/ou literária que explorem a linguagem escrita ou visual. Devem ser inéditos e podem ser escritos por até dois autores.

A formatação desses textos deve seguir estas normas:

Título do texto criativo: negrito, fonte Garamond12, centralizado.

Autor(es) do texto criativo:negrito, fonte Garamond12, alinhado à direita; em caso de dois autores, usar uma linha para identificação de cada um. Para cada autor, inserir nota de rodapé para apresentação de formação e e-mail. Essa nota deve conter no máximo três linhas e ser formatada em fonte Garamond 10, alinhamento justificado.

Texto criativo: fonte Garamond, tamanho 12, espaçamento 1,5cm.

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    • Margens: todas as margens devem ser de 2,5 cm.
    • Fonte: Garamond, tamanho 12.
  3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.

  4. Parágrafo: entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; sem espaçamento entre parágrafos.

    Usar fonte Garamond de 12 pontos; emprega negrito nos títulos de obras; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  7. Língua: português, espanhol ou inglês (Submissões em espanhol e inglês somente por autores de países anglófonos e hispânicos).

  8. Número de páginas para artigos: 10 a 20, incluindo-se as referências.

    Número de páginas para resenhas: 3 a 7, incluindo-se as referências.

  9. Figuras: além do texto com as figuras na posição desejadas, enviá-las em arquivo separado,  escaneadas com 300 DPIs de resolução, em formato TIFF ou JPEG. Direitos de reprodução da imagem, quando necessário: de responsabilidade do autor do texto.

  10. Notas: usar, de preferência, notas de rodapé, utilizando sempre números arábicos. Não usar notas para citações.

  11. Formato: os artigos devem seguir a seguinte ordem: título e indicação de autor, resumo e palavras-chave, texto principal, abstract ou resumen, keywords ou palabras-clave, referências.

  12. Aceitam-se submissões de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres, mestrandos; submissões de mestres e mestrandos devem ser coautoradas com professor doutor.

  13. Autores estrangeiros devem submeter seu texto de acordo com as normas da APA.
 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

 

A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.

 Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.