"literaturaemdebate"

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista digital Literatura em Debate (ISSN 1982-5625), publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – área de Literatura Comparada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS, é aberta à colaboração de pesquisadores, professores doutores, doutorandos, mestres  e mestrandos de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Submissões de mestres e mestrandos devem ser coautoradas com um professor doutor.

 

O objetivo central do periódico é contemplar reflexões sobre literaturas produzidas em contextos plurais e suas possíveis interações com outros campos do saber a partir de eixos temáticos que estabelecem diálogos com as propostas das linhas de pesquisa do Programa: Literatura, História e Memória; Comparatismo e Processos Culturais; e Leitura, Linguagens e Ensino.

A revista é composta por quatro seções: Seção de Artigos; Seção Livre; Resenhas; e Convite à Criação.

As edições são digitais e publicadas semestralmente. A Seção de Artigos contempla textos destinados à publicação de um dossiê temático, cuja proposta é estabelecida a cada edição.

A Seção Livre é destinada a artigos de temas diversos. A Seção Resenhas contempla textos sobre obras publicadas nos últimos doze (12) meses. A Seção Convite à Criação destina-se a textos de escrita criativa em seus variados gêneros.

Para publicação de artigos, resenhas ou escrita criativa, as submissões as submissões devem obedecer às seguintes condições:

1. devem ser feitas exclusivamente pelo sistema on-line, no portal da Revista;

2. devem estar formatadas conforme normas da Revista;

3. devem ser textos inéditos.

4. podem ser redigidas em português, inglês ou espanhol, observando-se a norma culta da língua.

Os textos são submetidos à avaliação pelo sistema duplo-cego. Apenas os textos aprovados  são publicados.

 

Políticas de Seção

APRESENTAÇÃO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CONVITE À CRIAÇÃO

-

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à revista devem estar adequados às normas de publicação. São aceitos apenas os trabalhos redigidos em formato de artigo científico, resenha ou texto criativo, os quais formam as quatro seções da revista: Dossiê temático e Seção Livre (voltados à publicação de artigos), Resenhas e Convite à criação (textos literários, como poemas, crônicas, conto e miniconto).

Os artigos enviados para seção temática de  Literatura emDebate devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação, disponibilizada no link “Notícias” do site da revista. Para a Seção Livre, os temas dos artigos são livres, desde que correlacionados ao escopo do periódico.

As resenhas também devem estar formatadas de acordo com as normas e serem atreladas a obras publicadas, no máximo, nos últimos doze (12) meses, contados com base na edição para a qual se submete o texto.

Os textos criativos também devem ser formatados conforme as normas da revista.

Todos os textos formatados seguindo as normas da revista serão analisados pelo sistema duplo-cego, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. O período de recebimento e de aceite ou não dos trabalhos não excederá seis meses.

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres dos Editores e membros do Conselho Editorial, que poderão aceitá-los, recusá-los ou sugerir alterações para viabilizar a publicação. Uma vez aprovados pelos pareceristas, as submissões poderão ainda sofrer uma seleção final pelos Editores, quando o número de artigos aprovados for significativamente superior à média de ensaios publicados por Revista.

Os editores da revista Literatura em Debate reservam-se ao direito de editar os artigos, resenhas e textos criativos aceitos, realizando, quando necessário, pequenas correções ou modificações que não alterem o estilo do autor. Tais procedimentos estão atrelados à política de editoração dos textos, visando a uma melhor formatação e visualização.

 

Periodicidade

A publicação é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização de acesso ao conhecimento.

O acesso da revista a autores que desejam publicar seus trabalhos também é livre e gratuito.  Não se cobram taxas pelo envio, processamento e/ou publicação.

Free of charge.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite a estas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ficha catalográfica

R349  Revista  Literatura em Debate [on line] / Programa de Pós-Graduação  em Letras  da Universidade Regional Integrada – Campus de Frederico

Westphalen. – vol. 01, n. 01 (dez. 2007) – . – Frederico Westphalen/RS:

URI/FW, 2007 -.

 

Semestral

ISSN: 1982-5625

 

 

 

  1. Literatura – Periódicos. 2. Produção científica. I. Universidade

Regional Integrada. Programa de Pós-Graduação em Letras.

CDU: 821(05)