EDUCAR PELO CUIDAR: POR UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM O CUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.986Palavras-chave:
Educação. Gestão. Cuidado.Resumo
Há como falar em educação e gestão educacional sem que haja ou se empenhe por sua fundamentação se o objetivo é a formação humana e a libertação do jugo que o fenômeno do descuido alimenta? Compreender a educação como formação humana é engajar-se por sua efetivação na radicalidade: implica em educar pelo cuidar e para o Cuidado. Isso é contribuir na formação de seres humanos que se compreendam e assumam como tal em seu exercício de cidadania. Para tal, a educação deve contemplar as áreas social, política e cultural do indivíduo, gestores que sejam cuidadores, professores que sejam educadores e alunos que sejam pensantes. Por isso, a educação pelo cuidar conduz ao Cuidado e, por ela, faz-se o/a cuidador/a. Uma gestão marcada pelo Cuidado implica no esclarecimento de conceitos, no assumir a radicalidade e na condução do processo com vistas à transformação. Gestar pelo cuidar é formar educadores que também o assumam em sua prática tornando-se eles também cuidadores. Assim, promovendo a transformação do fenômeno de descuido em Cuidado, do alienado ou subjugado em sujeito crítico, consciente, partícipe, cidadão, a educação pelo cuidar conduz ao Cuidado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.