A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE E DA AUTONOMIA ESTUDANTIL: CURRÍCULOS E PRÁTICAS POSSÍVEIS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.973Palavras-chave:
autoridade docente, Autonomia estudantil, Práticas interdisciplinares.Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar elementos para a discussão a respeito da necessária construção da autoridade docente relacionada à construção da autonomia estudantil, essa entendida como uma habilidade a ser desenvolvida na escola aliada a outras aprendizagens necessárias, de forma interdisciplinar. Nesta perspectiva, este texto faz relações entre a necessidade de currículos escolares construídos de forma compartilhada, por seus professores, como agentes promotores de mudanças educacionais, que considerem de forma pertinente a discussão sobre os conceitos de autoridade docente e autonomia estudantil na escola, com o planejamento de estratégias de trabalho e de intervenção cotidiana. Embasado em uma pesquisa bibliográfica, este texto está relacionado à pesquisa de mestrado intitulada “Disciplinamento escolar: suas relações com aautoridade docente e a autonomia estudantil” que, com caráter qualitativo,busca investigar os saberes e as práticas docentes em relação às práticas disciplinadoras na escola. Aponta alguns resultados parciais da pesquisa, que está em desenvolvimento, e revela algumas considerações que são pertinentes à temática, discutindo sobre os conceitos relacionados.Downloads
Publicado
2013-11-29
Como Citar
Corrêa, M. L. (2013). A CONSTRUÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE E DA AUTONOMIA ESTUDANTIL: CURRÍCULOS E PRÁTICAS POSSÍVEIS NA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 14(23), p. 69–86. https://doi.org/10.31512/rch.v14i23.973
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.