PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO PARANÁ

Autores

  • Luzia Franco Duarte Pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública pela UNIOESTE. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Janaína Aparecida de Mattos Almeida Docente do Curso de Pedagogia da UNIOESTE. Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v13i21.664

Palavras-chave:

Política educacional. Formação de professores. PARFOR. Estado do Paraná.

Resumo

Aluta e a conquista de espaços e tempos direcionados à formação em serviço dos professores da Educação Básica articulam historicamente a constituição de uma esfera intelectual e prática desses sujeitos para (auto) formação pedagógica, principalmente quando se refere a professores no exercício da docência sem a devida formação superior. Dessa forma, este texto de cunho teórico, tem por objetivo problematizar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para tratar de especifi cidades no Estado do Paraná à luz de pressupostos do referencial materialista histórico e dialético. Articula-se essa política educacional em busca de qualidade no ensino público voltada à formação em serviço de professores da Educação Básica atuantes no magistério, em consonância às demandas impostas pela sociedade no modo de produção capitalista. Busca-se refl etir sobre alguns dos impasses do PARFOR para visualizar as necessidades que permeiam a formação contínua do professor no século XXI.

 

PLAN NACIONAL DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE EDUCACIÓN BÁSICA (PARFOR) NO PARANÁ


RESUMEM: La lucha y la conquista de espacios y tiempos
dirigidos a la capacitación en servicio de los docentes de Educación
Básica, articulan históricamente la creación de una esfera intelectual
y práctica de estas personas para la (auto) formación pedagogica del
profesorado, especialmente en lo que se refi ere a los docentes que
no se encuentran adecuadamente formados. Por lo tanto, este texto
teórico, tiene como objetivo discutir el Plan Nacional de Formación
de profesores de Educación Básica (PARFOR) para abordar aspectos
específi cos en el Estado de Paraná, a la luz del materialismo histórico
y dialéctico. Hemos articulado como esta política en la búsqueda de
una educación de calidad en las escuelas públicas se centrarón en
la capacitación en servicio de los maestros de Educación Básica a
las exigencias impuestas por la sociedad del modo de producción
capitalista. El objetivo es refl exionar sobre algunos de los impasses
del PARFOR para ver las necesidades que atraviesan la formación
de maestros en el siglo XXI.


Palabras Clave: Política educativa. Formación de los docentes.
PARFOR. Estado de Paraná.

Downloads

Publicado

2013-03-15

Como Citar

Duarte, L. F., & Almeida, J. A. de M. (2013). PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO PARANÁ. Revista De Ciências Humanas, 13(21), p. 21–41. https://doi.org/10.31512/rch.v13i21.664