EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO

UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.35-49

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação do Campo, Educação Integral, Ilhas interdisciplinares de racionalidade

Resumo

O presente estudo apresenta uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) desenvolvida no período pós-pandemia durante o retorno das aulas presenciais de uma turma da Educação Infantil (EI) em uma Escola do Campo. Tem por objetivo analisar o desenvolvimento de uma IIR na EI no Campo a partir da aproximação dos referenciais das IIR (Fourez, 1997, 2005), da Educação Integral (Moll, 2012) e da Educação do Campo (Caldart, 2011, 2012). Caracteriza-se como um relato de experiência. Participaram desta investigação uma professora da Educação Infantil e alunos da Educação Infantil. Os resultados indicam que o contexto da pandemia acentuou ainda mais a desigualdade social e educacional, no que se refere aos povos do campo. Entretanto a IIR analisada demonstrou o seu potencial na construção e articulação de saberes, especialmente para uma formação humana e integral.

Biografia do Autor

Lia Heberlê de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Mídias na Educação pela pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Educação Especial e Inclusiva (Faculdade UNINA). Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu campo de pesquisa educacional tem ênfase na área de práticas pedagógicas para a Educação Infantil e Anos Iniciais; Educação Integral; Abordagem CTS; Produção de oficinas e materiais didáticos para o ensino de Ciências e Interdisciplinaridade. Tem experiência na área de Educação, tendo ênfase na prática escolar com a educação básica. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Pampa - campus São Gabriel/RS no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e tutora EAD no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Atualmente é professora na rede municipal de ensino de São Gabriel na Educação Infantil em Escola do Campo.

Thiago Dutra de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências (UFRGS). Especialista em Educação Integral na escola contemporânea pela UFRGS e em Neuroeducação (FIEO). Graduado em História e em Pedagogia. Professor formador do Curso de Formação Continuada para Secretarias de Educação da Região Sul (MEC-UFFS). E-mail: thiagodutrac@hotmail.com

Milene Ferreira Miletto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Cursou Mestrado em Ensino de Ciências no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA (2017). Atua como docente na Educação Básica nas redes públicas estadual e municipal em Caçapava do Sul- RS. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2023.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Almeida, L. H. de, Camargo, T. D. de, & Miletto, M. F. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 35–49. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.35-49

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas