EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE MATERIALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.12-30Palavras-chave:
Educação integral, Currículo, Formação humana integralResumo
O texto em pauta pretende apresentar resultados de duas pesquisas acadêmicas envolvendo o tema da Educação Integral, produzidas coletivamente pelos autores entre 2017 e 2021 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. As investigações tiveram como propósito mais amplo analisar as potencialidades do currículo e da integração curricular como caminhos para uma formação humana integral, tomando como campo empírico quatro programas e/ou projetos considerados referência no Brasil. As referidas pesquisas foram ancoradas na abordagem histórico-cultural, associadas a um conjunto de procedimentos empíricos de caráter documental e aplicação de entrevistas. Os resultados mostram que, apesar de outros obstáculos, programas e projetos que mobilizam currículos bem estruturados, substancialmente integrados e sustentados por abordagem teórica consistente, podem representar um caminho interessante para o alcance da formação humana integral.
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