EDUCAÇÃO INTEGRAL E RECONEXÃO SOCIOMETABÓLICA HUMANO-NATUREZA
PRINCIPIOLOGIAS ONTOLÓGICAS E FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.50-74Palabras clave:
Educação integral, Ontologia, Filosofia, Sociometabolismo, Crises climático-ambientaisResumen
O presente artigo tem como objetivo geral desenvolver uma discussão principiológica (de ontologia e de perspectiva filosófica) que possa constituir fundamentos e matrizes de formação para propostas de educação integral, tendo no horizonte uma formação humana integral. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica que tem no método do materialismo histórico-dialético os fundamentos procedimentais de análise. Ele relaciona criticamente os temas e conceitos imbricados a partir de categorias de análise, tais como totalidade, particularidade, universalidade, singularidade, contradição, mediação e práxis, dialeticamente interseccionadas com as categorias de conteúdo que abarcam o escopo da análise. Considerando a ideia de totalidade concreta, de que tudo se relaciona, e o nosso contexto histórico de crises climáticas e ambientais, perpassado por uma histórica destruição das bases da vida e da natureza de modo geral – de ruptura metabólica entre o ser humano e a natureza imposto pelo modo de produção capitalista –, este trabalho defende a necessidade da reconexão sociometabólica humano-natureza e a superação da ruptura metabólica, demarcando o genuíno papel da educação integral como mediação prática transformadora. Como o objetivo é discutir teoricamente e trazer princípios teóricos que corroborem para a temática – não entrando em especificidades –, apresenta descobertas e resultados referentes ao tema que possam lançar luz e funcionarem como grandes matrizes para os processos de educação integral e de formação humana. Entre as conclusões, destaca-se que a materialidade histórica atual nos impõe esses desafios e, portanto, a necessidade da reflexão acerca dos sentidos fundantes de atuação prática, incluídos os processos educativos.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2026-01-08 (2)
- 2025-05-09 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Ciências Humanas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.