IDEIAS SOBRE O TEMPO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE CAMPINAS - SP
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.165-181Palavras-chave:
Educação integral, Tempos escolares, Políticas públicasResumo
Este trabalho é um recorte aprofundado de uma das dimensões abordadas em uma tese de doutorado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvida no período de 2017 a 2023. Para essa produção, destacam-se, inicialmente, algumas ideias acerca do tempo escolar, abordando aspectos relativos à sua concepção e a forma como a legislação educacional brasileira aborda a temática. A partir desse contexto, definimos o objetivo do artigo que é destacar a experiência de Campinas - SP na organização de seus tempos escolares na sua experiência de realização da educação integral. A metodologia utilizada valeu-se de uma revisão bibliográfica acerca do tema, sobretudo da análise documental sob os registros oficiais publicados pela municipalidade. Como resultado preliminar destacam-se a potência da ressignificação de tempos escolares ocorrida no referido município, que ao buscar qualificar o tempo da jornada do aluno, o tempo da jornada de trabalho docente e o tempo e a forma de organização do currículo escolar, pode contribuir para a efetivação de uma educação verdadeiramente integral e democrática.
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