IDEIAS SOBRE O TEMPO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE CAMPINAS - SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.165-181

Palavras-chave:

Educação integral, Tempos escolares, Políticas públicas

Resumo

Este trabalho é um recorte aprofundado de uma das dimensões abordadas em uma tese de doutorado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvida no período de 2017 a 2023. Para essa produção, destacam-se, inicialmente, algumas ideias acerca do tempo escolar, abordando aspectos relativos à sua concepção e a forma como a legislação educacional brasileira aborda a temática. A partir desse contexto, definimos o objetivo do artigo que é destacar a experiência de Campinas - SP na organização de seus tempos escolares na sua experiência de realização da educação integral. A metodologia utilizada valeu-se de uma revisão bibliográfica acerca do tema, sobretudo da análise documental sob os registros oficiais publicados pela municipalidade. Como resultado preliminar destacam-se a potência da ressignificação de tempos escolares ocorrida no referido município, que ao buscar qualificar o tempo da jornada do aluno, o tempo da jornada de trabalho docente e o tempo e a forma de organização do currículo escolar, pode contribuir para a efetivação de uma educação verdadeiramente integral e democrática.

Biografia do Autor

Mariana Roveroni, UNICAMP

 Graduada em Pedagogia (2007) Doutora em Educação (2023) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LAPPLANE) na Faculdade de Educação – UNICAMP. Vice-diretora educacional na prefeitura municipal de Campinas-SP.

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Roveroni, M. (2025). IDEIAS SOBRE O TEMPO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE CAMPINAS - SP. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 165–181. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.165-181

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas