CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MATO GROSSO

A GÊNESE DAS ESCOLAS PLENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.142-164

Palavras-chave:

Educação integral, Escolas plenas, Políticas públicas

Resumo

Este artigo consiste num recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi analisar a política pública de educação integral em tempo integral elaborada para o Estado de Mato Grosso e sua implantação em uma unidade escolar da cidade de Rondonópolis. Com abordagem qualitativa, a pesquisa se fundamentou na fenomenologia por considerar a necessidade de detalhar o modelo de educação integral proposto para o estado de Mato Grosso. As experiências pessoais da autora não foram descartadas, observando que no período da pesquisa as observações In loco e as entrevistas estavam comprometidas devido à pandemia de COVID-19. Assim, a análise de leis e portarias, bem como a descrição do currículo utilizado nas escolas plenas, além da parceria público-privada com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), compõem esse trabalho.

Biografia do Autor

Cinthia Vieira Monteiro, Universidade Federal de Rondonópolis

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR/2023), Licenciada em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/2008). Professora efetiva da educação básica do estado de Mato Grosso desde 2011. 

Ronei Coelho de Lima, Universidade Federal de Rondonópolis

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da graduação em Geografia e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Como Citar

Monteiro, C. V., & Lima, R. C. de. (2025). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MATO GROSSO: A GÊNESE DAS ESCOLAS PLENAS. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 142–164. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.142-164

Edição

Seção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas