FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
POLÍTICAS E DIRECIONAMENTOS A PARTIR DAS DIRETRIZES DE 2002, 2015, 2019 E 2024
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.110-125Resumo
A proposição do GT “Formação de professores: políticas e direcionamentos metodológicos” tomou por base parte de uma pesquisa em desenvolvimento, a qual compõe uma análise de documentos normativos para a construção de tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da URI/Frederico Westphalen, junto a linha de Pesquisa em “Políticas Públicas e Gestão da Educação”. O trabalho tem por objetivo analisar as teses defendidas a partir da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Formação de Professores da Educação Básica, aprovadas em 2002, 2015, 2019 e 2024. Nesse ensaio, procuramos analisar quais as concepções que esses documentos estabelecem para a formação de professores, apoiados no propósito de estudar as normativas aprovadas no século XXI, a fim de compreender os objetivos propostos por estas normativas. Ainda que carecendo de maior aprofundamento, já foi possível percebermos o movimento que todas as Diretrizes apresentam na necessidade de qualificar a formação docente, com princípios e intencionalidades que diferem, conforme o momento histórico em que foram construídas, no que se refere à visão de educação e formação docente. Ficou claro no estudo que, em alguns momentos, os textos se complementam, em outros, distanciam-se quase que radicalmente, regidos, principalmente, por questões sociais, econômicas, ideológicas, culturais e políticas do momento em que foram constituídas. Compreendemos que o momento histórico tem sido determinante na mudança das políticas educacionais.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-01-08 (2)
- 2024-12-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.