UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
O LUGAR DA BNCC E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.335-359Palavras-chave:
Ensino Médio, BNCC, Itinerários formativos, Ciências HumanasResumo
Esse artigo teve como objetivo realizar uma reflexão sobre a educação contemporânea, sob o prisma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos no Ensino Médio. A educação brasileira, desde sempre, esteve voltada ao favorecimento da elite e desse sistema capitalista. Por isso, esses agentes de alto poder aquisitivo são tão fortes, ao ponto de terem poder na implementação dos currículos de países em desenvolvimento. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia são extremamente importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Elas também desenvolvem habilidades e competências únicas nos estudantes, a fim de que eles analisem as diversas interações dos seres humanos no espaço. Teve como locus da pesquisa uma Escola da Rede Pública Estadual de Bom Jardim/PE, a metodologia utilizada foi à qualitativa do tipo descritiva. Para a análise de dados optamos pela escuta sensível proposta por Barbier (2007), pois é preciso escutar os integrantes participantes da pesquisa com empatia e respeito. O grupo foi formado por 1 (um) integrante da gestão escolar e 2 (dois) professores(as) de Ciências Humanas. Como resultados, observamos que o Novo Ensino Médio não conseguiu atingir seus objetivos na escola em estudo, e de acordo com os participantes, os estudantes não estão preparados para escolher uma Trilha do Conhecimento no ato da matrícula para cursar o 1° ano do Ensino Médio, e que as disciplinas de aprofundamento não chamam a atenção, e não colaboram no que diz respeito aos aprofundamentos em determinada área do conhecimento. Dessa forma, é importante que, antes da implementação desses currículos, os docentes possam ter ajudado em sua construção, pois são eles que estão no “chão” da escola e entendem os principais desafios a serem enfrentados pelos estudantes durante o ensino médio.
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