UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

O LUGAR DA BNCC E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.335-359

Palavras-chave:

Ensino Médio, BNCC, Itinerários formativos, Ciências Humanas

Resumo

Esse artigo teve como objetivo realizar uma reflexão sobre a educação contemporânea, sob o prisma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos no Ensino Médio. A educação brasileira, desde sempre, esteve voltada ao favorecimento da elite e desse sistema capitalista. Por isso, esses agentes de alto poder aquisitivo são tão fortes, ao ponto de terem poder na implementação dos currículos de países em desenvolvimento. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia são extremamente importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Elas também desenvolvem habilidades e competências únicas nos estudantes, a fim de que eles analisem as diversas interações dos seres humanos no espaço. Teve como locus da pesquisa uma Escola da Rede Pública Estadual de Bom Jardim/PE, a metodologia utilizada foi à qualitativa do tipo descritiva. Para a análise de dados optamos pela escuta sensível proposta por Barbier (2007), pois é preciso escutar os integrantes participantes da pesquisa com empatia e respeito. O grupo foi formado por 1 (um) integrante da gestão escolar e 2 (dois) professores(as) de Ciências Humanas. Como resultados, observamos que o Novo Ensino Médio não conseguiu atingir seus objetivos na escola em estudo, e de acordo com os participantes, os estudantes não estão preparados para escolher uma Trilha do Conhecimento no ato da matrícula para cursar o 1° ano do Ensino Médio, e que as disciplinas de aprofundamento não chamam a atenção, e não colaboram no que diz respeito aos aprofundamentos em determinada área do conhecimento. Dessa forma, é importante que, antes da implementação desses currículos, os docentes possam ter ajudado em sua construção, pois são eles que estão no “chão” da escola e entendem os principais desafios a serem enfrentados pelos estudantes durante o ensino médio.

Biografia do Autor

Viviane da Silva Vasconcelos, Universidade de Pernambuco - UPE

Sou graduada em Geografia pela Universidade de Pernambuco, especialização em Processos Educacionais e Gestão de Pessoas, Especialização em Educação Profissional e Tecnologica pelo IFPE e Mestre em Educação Profissional pela Universidade de Pernambuco.

Odaléa Feitosa Vidal, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Mestra em Educação (UFAL/2010). Especialização em Estratégias Didáticas na educação básica, com uso das TIC (UFAL/2015). Graduação em Pedagogia (UFAL/2007). Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Atualmente Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UPE. - UPE. Membro integrante do grupo de pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional. Tem orientado na área de Política e Gestão da Educação; Avaliação; Educação e Tecnologias; Currículo; Inovação Pedagógica; Infâncias.

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Vasconcelos, V. da S., & Vidal, O. F. (2025). UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O LUGAR DA BNCC E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 335–359. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.335-359