PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS, RESSIGNIFICAÇÃO E APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.224-245Palavras-chave:
ensino remoto, pandemia, prática docente, ressignificação do trabalho.Resumo
A pandemia causada pela Covid-19 trouxe várias mudanças na sociedade, e na educação foram necessárias uma reorganização do processo de ensino com adoção do ensino remoto emergencial. Neste processo os professores precisaram adquirir novas habilidades para a adaptação de sua prática pedagógica à nova realidade de sala de aula por meio do uso das tecnologias. Para tanto, enfrentaram desafios, e foi necessário ressignificar as práticas gerando novos aprendizados e saberes. Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, as mudanças e ressignificação da prática docente assim como os aprendizados adquiridos durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão de literatura, de natureza qualitativa, que envolve as transformações pedagógica no cenário educacional no qual o mundo escreveu uma nova história, a partir da pandemia do Covid-19. O referencial teórico baseou-se nos pressupostos de Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos. Os desafios enfrentados pelos professores foram o isolamento e distanciamento social, o uso das tecnologias para ministrar aulas, a falta de acesso à internet pelos alunos, as desigualdades sociais, a sobrecarga de trabalho, incertezas, medos, perdas e adoecimento mental. Além da falta de estrutura por parte das escolas e incipiências de políticas educacionais para a formação continuada. Todavia os desafios foram marcados por descobertas, adaptações e ressignificações da pratica docente por meio do uso das ferramentas tecnológicas. Reitera-se a importância da parceria entre escolas, professores e família, as quais foram imprescindíveis à continuidade do processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2024-04-30
Como Citar
Medeiros, E. L. B. de, Aires, M., & Nogaro, A. (2024). PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS, RESSIGNIFICAÇÃO E APRENDIZADO. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 224–245. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.224-245
Edição
Seção
Artigos
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.