ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA: APRENDIZAGEM EM PROCESSOS AUTOFORMATIVOS DE PROFESSORES E EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.54-78Palavras-chave:
ética, moral, deontologia, formação de professores e educadores, autoformação.Resumo
O trabalho discute, numa abordagem filosófica e hermenêutica, os conceitos de ética, moral e deontologia, a partir do foco do cuidar de si e do outro na formação de professores e educadores. O estudo foi realizado com professores e estudantes do Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação), educadores e profissionais que atuam na Educação Básica, com o objetivo de identificar e analisar a concepção dos participantes sobre ética, moral e deontologia, antes e depois de realizarem leituras e reflexões acerca dos temas em encontros formativos e autoformativos do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE), da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS. Os encontros para o estudo e aprofundamento dos temas ocorreram de abril a julho de 2023. A pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem descritivo-interpretativa, teve como instrumento de coleta de dados a Técnica Brainstorming, por intermédio do uso de um aplicativo on-line. A interpretação dos dados deu-se por meio da análise hermenêutica, que busca reconhecer e compreender o outro em seu contexto real. Por meio dos resultados, identificou-se a importância dos processos formativos e autoformativos para a ampliação de conceitos e reflexões sobre os temas, de modo a mobilizar vivências e práticas do cuidar de si e do outro por dentro da profissão.
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