AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DA CURADORIA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES HIPERCONECTAD@S

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.49-67

Palavras-chave:

cibercultura, tecnologias digitais, aprendizagem estética, ensino escolar, formação de professores.

Resumo

As inteligências artificiais generativas recentemente alcançaram uma condição em que já se chega a declarar a inevitabilidade de sua utilização em contextos escolares. Este artigo é a relaboração de uma fala apresentada durante a mesa redonda “Ensino em Tempos de Conexão”, por ocasião do IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias. Inicialmente, suspendemos e questionamos a própria ideia de hiperconexão de nossos estudantes, para depois defender a necessidade do letramento digital. A seguir, apresentamos a curadoria educacional como uma possibilidade ou oportunidade de letramento digital. Por fim, problematizamos as perspectivas de automação da curadoria educacional, particularizando os desafios trazidos pelo chatbot de inteligência artificial online ChatGPT.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, UFRGS

Licenciado em Química, Doutor em Psicologia, Profesor do Instituto de Química e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS

Tatiana Zarichta Nichele Eichler, Secretaria de Educação/RS

Bacharela e Licenciada em Química. Doutora em Química. Doutora em Educação em Ciências

Referências

ALCÂNTARA, Samuel et al . Notas sobre o mal-estar na cibercultura em tempos de hiperaceleração digital. Tempo Psicanalítico, v. 53, n. 1, p. 221-248, 2021.

ÁLVARES DA TRINDADE, Thiago, SILVA, Sandra Rubia. Uma etnografia sobre desconexão voluntária: motivações e estratégias para desconectar. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 3, p. 18–39, 2022.

ALVES, Marco Antonio S.; ANDRADE, Otávio M. Autonomia individual em risco? Governamentalidade algorítmica e a constituição do sujeito. Cadernos Metrópole, v. 24, n. 55, p. 1007-1023, 2022.

BECKER, Liane S. A educação na sociedade informatizada. Revista de Ciências Humanas, v. 3, n. 2, p. 15 – 26, 2002.

BHASKAR, Michael. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. São Paulo: Edições SESC, 2020.

BITTENCOURT DOS SANTOS, Graciela B.; ALVES, Marcos Alexandre. A pedagogia dos multiletramentos e o ensino com ênfase nos gêneros textuais e na compreensão. Revista de Ciências Humanas, v. 23, n. 2, p. 73 – 83, 2022.

CARDIM, Talita C. G.; Servidão digital no trabalho: a escravatura dos tempos modernos. Laborare, Ano V, n. 9, p. 92-110, 2022.

COTA MACHADO, Silvia; REDA DE SOUZA , Amanda S. Desafios das escolas contemporâneas: impactos do letramento digital na formação de estudantes da Geração Z. Linguagens, Educação E Sociedade, v. 27, n. 53, p. 96-117, 2023.

DIAS, Patrícia; MARTINHO, Leonor; JORGE, Ana. Desconexão digital e jovens portugueses: motivações, estratégias e reflexos no bem-estar. Comunicação E Sociedade, v. 44, e023014, 2023.

EICHLER, Tatiana. Z. N.; ARAUJO, Ione. S. C.; EICHLER, Marcelo Leandro. A curadoria no Pinterest como transcriação da representação e do imaginário acerca do átomo. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, p. 1-13, 2017.

EICHLER, Tatiana Z. N.; EICHLER, Marcelo Leandro. Química e arte no processo de curadoria educacional. Debates em Educação, v. 13, p. 216-243, 2021.

EICHLER, Marcelo Leandro; GUTERRES, Juliano O. ; DEL PINO, José Claudio. Algumas paisagens sob um olhar químico. Caminhos da Geografia, v. 9, p. 64-87, 2008.

FERRARI, Rosane F.; NOGARO, Arnaldo. Gestão do conhecimento e da aprendizagem discente na virtualidade. Revista de Ciências Humanas, v. 23, n. 3, p. 110 – 125, 2022.

LO, Chung K. What is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, v. 13, n. 4: 410, 2023.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na educação. Revista Cult, n. 297, p. 20 - 22, 2023.

RAHMAN, Mostafizer; WATANOBE, Yutaka. ChatGPT for education and research: opportunities, threats, and strategies. Applied Sciences, v. 13, n. 9: 5783, 2023.

RAUPP, Danielle; EICHLER, Marcelo Leandro. A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Suspeita e cuidado nos usos humanos das Inteligências Artificiais Generativas. Revista Cult, n. 297, p. 14 -17, 2023.

SANTOS GARCIA, Marilene S.; CZESZAK, Wanderlucy. Curadoria educacional: práticas pedagógicas para trata (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. São Paulo: Editora SENAC, 2019.

TEIXEIRA, Elisabete F.; BACKES, Luciana. A formação estética no compartilhamento de imagens entre os acadêmicos do curso de fotografia. Revista de Ciências Humanas, v. 19, n. 1, p. 95 – 119, 2018.

WANG, Li. Research on the construction of artificial intelligence aesthetic education platform based on Moodle. Journal of Physics: Conference Series, n. 1915: 042032, 2021.

WU, Xingxing; GU, Hai. Design and optimization of aesthetic education teaching information platform based on big data analysis. Computational Intelligence and Neuroscience, vol. 2022, Article ID 5109638, 2022.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Eichler, M. L., & Eichler, T. Z. N. (2023). AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DA CURADORIA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES HIPERCONECTAD@S. Revista De Ciências Humanas, 24(2), 49–67. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.49-67