VISITA AO PALÁCIO DE VERSALHES: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA MEDIADA PELA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.246-261Palavras-chave:
arte barroca, leitura de imagem interdisciplinar, aprendizagem significativa, tecnologia.Resumo
Apresentamos o uso do site e do aplicativo Google Arts and Culture, tanto em suas versões para computador quanto para celular, como ferramentas educacionais no contexto do Ensino Médio, explorando o conteúdo relacionado à Arte Barroca. Discutimos as potenciais aplicações deste recurso tecnológico com o objetivo de promover um ensino interdisciplinar e emancipatório, alinhando-se com algumas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, ao mesmo tempo em que divergimos do atual modelo tecnológico/burocrático predominante, que demonstra rigidez e está sendo implementado nas escolas públicas do Paraná. O texto se baseia em uma abordagem qualitativa que explora a experiência imersiva no Palácio de Versalhes, na França. Aborda também discussões sobre aprendizagem significativa, interdisciplinaridade no ensino, além de destacar a importância do estudo da imagem no contexto tanto dos professores quanto dos alunos. O exercício proposto neste estudo possibilitou uma análise mais profunda do potencial interdisciplinar da ferramenta tecnológica apresentada, destacando a incorporação da Leitura de Imagem Interdisciplinar, denominada LI², como um elemento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando o papel da arte. Durante a pesquisa, evidenciou-se a urgente necessidade de promover uma abordagem interdisciplinar nos conteúdos científicos e de fomentar uma visão crítica sobre o uso das tecnologias. Isso se torna especialmente relevante para que os professores possam exercer sua autonomia e criatividade, mesmo diante de currículos limitados e inflexíveis. Neste contexto, nosso referencial teórico se baseia em autores como Novak (1989), Moreira (2007), Fazenda (2011), Silva e Neves (2016; 2018), entre outros.Referências
A HISTÓRIA de The Magic Lantern de Charles Van Loo. Arte e Blog. 23 de julho de 2015. Disponível em < https://www.arteeblog.com/2015/07/a-historia-de-magic-lantern-de-charles.html> Acesso em 8 abr 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas paranaenses: avaliação de uma política educacional em ação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 35, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/edur/a/PctQH3S3SsrCNkCTbwQWcyH/?lang=pt>. Acesso em: 6 abr. 2022.
CALLET, François-Antoine. Luís XVI em traje de coroação, 1779. Dimensões: 147 x 107,9 cm. Palácio de Versalhes, França. Disponível em < https://artsandculture.google.com/asset/louis-xvi-in-sacred-costume-antoine-fran%C3%A7ois-callet/8QH8TKMDlNfQMA?hl=pt-br> Acesso em 13 mar. 2023.
CASTRO, Rosana. As ideias de Herbert Read: uma educação para a paz. Jornal Arte e educação. Dossiê 50 anos. Revista VIS, Brasília, v.20, n. 1, p.127-143.jun.2021. Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38979. Acesso em 8 abr 2023.
CHARLES Amédée Philoppe. National Galerry of Art. Disponível em https://www.nga.gov/collection/artist-info.1491.html#biography Acesso em 8 abr 2023.
CONTE, Elaine; MARTINI Rosa Maria Filippozzi. As tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, out./dez. 2015. Disponível em < https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/abstract/?lang=pt> Acesso em 8 abr 2023.
COSTA, Debora Chistina Lopes. A dimensão estética nos processos formativos a distância voltados para uma educação mediada por tecnologias digitais. CIET, EnPED, 2020. Disponível em <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1079>
CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DIA a dia Educação. Tecnologias educacionais. Disponível em < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1477> Acesso em 1 abr 2023.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou ideologia. Loyola, 6ª ed. 2011.
FILHO, Luiz Alberto de Souza, et. al. Ensino remoto emergencial: propostas das secretarias estaduais de educação para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Ciências & Ideias. v.13, n.3, jul/set, 2022. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2252>. Acesso em: 6 abr. 2022.
JANSON, H. W; JANSON, A. F. Iniciação à História da Arte. 2ªed. São Paulo Martins Fontes, 1996.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Madri, Espanha, Set. 2006 e I Encuentro Nacional sobre Ensenanza de la Mat. Tandil, Argentina, Abril, 2007. Disponível em: < http://moreira.if.ufrgs.br/visaoclasicavisaocritica.pdf> Acesso em: 6 abr. 2022.
MITIDIERI, Maria Cristina de Azevedo; ROCHA, Maria. O Patrimônio Esportivo e os Museus do Esporte no Google Arts & Culture. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 418-439, abr./jun. 2021. Disponível em :< https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/103009> Acesso em: 6 abr. 2022.
NASCIMENTO, Thainara Rocha. et al. Ensino Remoto na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná em Tempos de Pandemia. Revista Extensão em foco. Palotina, n. 26, p. 128-151, jan./jul. 2022. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/81645>. Acesso em: 6 abr. 2022.
NOVAK, Joseph D. Helping students learns how to learn: a view from a teacher-researcher. Cornell Universuty, Ithaca, NY, 1989. Disponível em : < http://ppp.unipv.it/PagesIT/StoriaScienza/PDF/Novak.PDF>. Acesso em: 6 abr. 2022.
PALÁCIO de Versalhes. Google Art & Culture. Disponível em < https://artsandculture.google.com/> Acesso em 9 abr 2023.
PASCOAL et al. Promover o patrimônio cultural através do empreendedorismo e da criatividade: o projeto Google Arts & Culture. Sensos-e. v. 6, n 3, 2019. Disponível em: < https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3038> Acesso em: 6 abr. 2022.
PILONETTO, Ivania Almeida. Educação, tecnologia e trabalho docente: o ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19. Dissertação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR), Pato Branco, 2022. Disponível em < https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30602> Acesso em 8 abr 2023.
REGO, Sheila Cristina Ribeiro. et al. Imagens no ensino de ciências: o que pensam os professores. Revista Tecné Episteme y Didaxis. Congresso Internacional de formación de profesores de ciências para la construcción de sociedades sustentables. Outubro, 10, 11, 12 de 2018. Bogotá. Disponível em < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9244> Acesso em 7 abr. 2023.
REGO, Sheila Cristina Ribeiro. et al. A linguagem visual na formação e na prática de professores: aspectos de artigos publicados entre 2008- 2017. Revista Tecné Episteme y Didaxis. Congresso Internacional de formación de profesores de ciências para la construcción de sociedades sustentables. Outubro, 10, 11, 12 de 2018. Bogotá. Disponível em < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9021> Acesso em 7 abr. 2023.
ROSENBERG, Sandrini. Um jogo inteligente de ótica. Revista do palácio de Versalhes. 5 MAIO 2020. Disponível em < http://www.lescarnetsdeversailles.fr/2020/05/un-savant-jeu-doptique> Acesso em 7 abr. 2023.
SILVA, A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Revista Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v.1, n.1, p. 128-136, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866. Acesso em: 22/02/2023.
SILVA, Josie Ágatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar. Danhoni. (Org). Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. In: Imagem e Ensino: possíveis diálogos. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257>. Acesso em: 25/12/2022
SILVA, Juliana de Souza. Da ampliação ao acesso à Arte na França de meados do século XVIII e início do século XIX. IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP, 2008. Disponível em < https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2008/SILVA,%20Juliana%20de%20%20Souza%20-%20IVEHA.pdf> Acesso em 8 abr 2023.
VAN LOO, Charles-Amédée. Retrato Mágico de Luis XV, óleo sobre tela, 1762. Palácio de Versalhes – França. Disponível em < https://artsandculture.google.com/story/2QUxSNIbPHAZKA?hl=pt-BR> Acesso em 12 marc. 2023.
VERMEER, Johannes. Moça com brinco de pérola, 1665. Dimensões 44 cm X 39 cm. Rijksmuseum (2023–2023), Mauritshuis. Disponível em Google Arts & Culture aplicativo. Acesso em 13 mar. 2022.
VIEIRA, Marcelo Aparecido Freitas; BERKENBROCK-ROSITO. Cultura digital: uma compreensão do poder nas percepções estéticas no uso das tecnologias educacionais digitais. Laplage em Revista, vol. 3, n.º 2, pp. 109-122, 2017. Disponível em < https://www.redalyc.org/journal/5527/552756522010/552756522010.pdf> Acesso em : 6 abr. 2022.
WANI, Showkat; ALI, Asifa; GANAIE Shabir Ahmad. The digitally preserved old-aged art, culture and artists An exploration of Google Arts and Culture. PSU Research Review Vol. 3 No. 2, 2019, pp. 111-122. Disponível em< https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/PRR-08-2018-0026/full/html> Acesso em 6 abr. 2022.
WIPPEL, Monikeli; GEBARA, Maria Jose Fontana. Ciência e arte: uma análise de dissertações e teses brasileiras sobre a formação de professores de ciências. Revista Tecné Episteme y Didaxis. Congresso Internacional de formación de profesores de ciências para la construcción de sociedades sustentables. Outubro, 10, 11, 12 de 2018. Bogotá. Disponível em < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15083> Acesso em 7 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.