AUTOAVALIAÇÃO DO(A) EGRESSO(A) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (PPGE) – UERN/CAMPUS PAU DOS FERROS: DA FORMAÇÃO RECEBIDA ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.183-208

Palavras-chave:

autoavaliação, egresso, ensino.

Resumo

O presente artigo tem como foco a autoavaliação do(a) egresso(a) sobre a formação acadêmica e profissional ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros (CAPF). A metodologia utilizada combinou a revisão da literatura e o estudo de documentos oficiais da Capes com a pesquisa empírica realizada em março de 2020, por meio da aplicação de questionário com 108 egressos do curso de Mestrado em Ensino. O questionário, ao mesmo tempo que serviu para a coleta de dados da pesquisa, foi também instrumento de acompanhamento dos egressos, mediado pelo processo de confronto de ideias, justificativa de posições e construção de saberes. Os resultados obtidos enfatizam a importância da autoavaliação como instrumento que contribui para identificar pontos positivos e fragilidades do Programa, permitindo planejar ações cada vez mais comprometidas com a formação por ele ofertada. Para os egressos participantes da pesquisa, o PPGE exerce um papel estratégico na formação e na sua atuação profissional, implicando em mudanças e reflexões na sua vida pessoal e seu trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau do Ferros (CAPF).

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau do Ferros (CAPF). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE) e do Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER)

Taysa Kelly Silva, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - RN.

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Professora Colaboradora na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (RN).

Marília Cavalcante de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Professora do Departamento de Educação da UERN/CAPF

Referências

CAPES. Relatório Grupo de Trabalho. Relatório apresenta a proposta de uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação. Brasília-DF: CAPES, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli; FÁVERO, Osmar; CANDAU, Vera Maria F. Documento: o modelo de avaliação da CAPES. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 137-144, jan/fev/mar/abr. 2003.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

KUENZER, Acacia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, set/dez. 2005.

LEITÃO, Cleide Figueiredo. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 25-39, set/out/nov/dez. 2004.

LÜDKE, Menga; RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; PORTELLA, Vanessa Cristina Máximo. O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 16, 30 abr. 2012.

MACCARI, Emerson Antonio; TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos. Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de programas de pós-graduação stricto-sensu. Revista de Administração da UFSM, v. 7, n. 1, p. 101-116, mar. 2014.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Educa, 2002.

RÉGNIER, Jean-Claude. A auto-avaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, v. 3, n. 6, p. 53-68, mai/ago. 2002.

SANTOS, Simone Cabral Marinho dos et al. Plano de ação de avaliação e autoavaliação do PPGE. Pau dos Ferros: UERN/CAPF, UFERSA, IFRN, 2020. 45p

SANTOS, Simone Cabral Marinho dos Santos et al. Relatório de Avaliação e Autoavaliação do PPGE/UERN/CAPF (Quadriênio 2017-2020). Pau dos Ferros: UERN/CAPF, UFERSA, IFRN, 2021a. 230p.

SANTOS, Simone Cabral Marinho dos et al. Itinerários formativos do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN): Pesquisa, Nucleação e Visibilidade. In: ALMEIDA, José Joelson Pimentel; WARTH, Edson Jorge (Org.). Educação Matemática e Ensino de Ciências: trajetórias e desdobramentos de grupos de pesquisa da região Nordeste [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2021b.

SILVA, Taysa Kelly da. Formação de professores e educação básica: percepção dos(as) egressos(as) do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/Campus Pau dos Ferros). 2020. 216f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Pau dos Ferros, Pau dos Ferros-RN, 2020.

SORDI, Maria Regina Lemos. Entendo as lógicas da avaliação institucional para dar sentido ao contexto interpretativo. In: BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas-SP: Papirus, 2002. p. 65-81.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Santos, S. C. M. dos, Silva, T. K., & Freitas, M. C. de. (2023). AUTOAVALIAÇÃO DO(A) EGRESSO(A) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (PPGE) – UERN/CAMPUS PAU DOS FERROS: DA FORMAÇÃO RECEBIDA ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO. Revista De Ciências Humanas, 24(3), 183–208. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.03.183-208