A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS–PANDÊMICO CAUSADO PELO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.26-41Palavras-chave:
Crianças. Infâncias. Educação Infantil. Pós-PandemiaResumo
O texto busca refletir sobre alguns aspectos vividos por adultos e crianças no período de pandemia causado pelo COVID-19. A experiência vivenciada com o confinamento instaurado teve implicações consideráveis. As instituições educacionais tiveram que se reorganizar nesse período sanitário inédito, sendo necessária a obediência de protocolos oficiais. Este tipo de experiência provocou mudanças nas dinâmicas das relações sociais entre as crianças e as famílias das instituições de educação infantil, apontando para a necessidade de políticas públicas intersetoriais, visando a garantia dos direitos fundamentais das crianças de 0 até seis anos de idade. Por meio de questões introdutórias a respeito de quem são as crianças e como vivem suas infâncias, suas histórias e suas culturas, o referencial da Sociologia da Infância, da Filosofia, da Antropologia, das Artes e da Psicologia, possibilitou entrelaçamentos com a Pedagogia das Infâncias. Os dados apresentados foram produzidos no âmbito do relatório de um levantamento realizado pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil junto às Secretarias de Educação durante o período de abril a junho de 2020. A história das crianças nesse período pandêmico pode ser entendida como a história das relações das crianças entre si, com os adultos, com a cultura e com a sociedade.
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