A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS–PANDÊMICO CAUSADO PELO COVID-19

Autores

  • Jaqueline Pasuch

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.26-41

Palavras-chave:

Crianças. Infâncias. Educação Infantil. Pós-Pandemia

Resumo

O texto busca refletir sobre alguns aspectos vividos por adultos e crianças no período de pandemia causado pelo COVID-19. A experiência vivenciada com o confinamento instaurado teve implicações consideráveis. As instituições educacionais tiveram que se reorganizar nesse período sanitário inédito, sendo necessária a obediência de protocolos oficiais.  Este tipo de experiência provocou mudanças nas dinâmicas das relações sociais entre as crianças e as famílias das instituições de educação infantil, apontando para a necessidade de políticas públicas intersetoriais, visando a garantia dos direitos fundamentais das crianças de 0 até seis anos de idade. Por meio de questões introdutórias a respeito de quem são as crianças e como vivem suas infâncias, suas histórias e suas culturas, o referencial da Sociologia da Infância, da Filosofia, da Antropologia, das Artes e da Psicologia, possibilitou entrelaçamentos com a Pedagogia das Infâncias. Os dados apresentados foram produzidos no âmbito do relatório de um levantamento realizado pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil junto às Secretarias de Educação durante o período de abril a junho de 2020. A história das crianças nesse período pandêmico pode ser entendida como a história das relações das crianças entre si, com os adultos, com a cultura e com a sociedade. 

Biografia do Autor

Jaqueline Pasuch

Mestre e Doutora em Educação. PPGEDU/UNEMAT

Referências

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Pasuch, J. (2023). A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NO CONTEXTO PÓS–PANDÊMICO CAUSADO PELO COVID-19. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 26–41. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.26-41