FORMAÇÃO DE CONCEITOS E DO PENSAMENTO TEÓRICO COMO OBJETO DO DESENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE DE ESTUDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.174-193

Palavras-chave:

Atividade de estudo. Formação de conceitos. Pensamento teórico.

Resumo

No contexto do desenvolvimento humano nos deparamos com questões importantes referentes a formação dos conceitos e do pensamento teórico. Nesta discussão procuramos identificar no processo de desenvolvimento do pensamento, quais são as suas formas de generalizações e como elas transitam para novas formas de existência, transformando-se assim, em novos tipos de generalizações. Como aporte teórico, nos fundamentamos em Vigotsky (1995, 2000), Davidov (2020), Sforni (2004), Leontiev (2010), Ilyenkov (2007), dentre outros pensadores da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento. Por meio de pesquisa bibliográfica foi possível analisarmos os conceitos trazidos pelos autores, assim como o movimento do desenvolvimento da atividade dos escolares. Na medida em que avançamos nos estudos podemos destacar as implicações do desenvolvimento do pensamento teórico para os estudantes. E com isso, fazer a crítica à atividade escolar que está sendo proposta pela Educação atualmente, na qual o ensino está pautado na transmissão e memorização dos conteúdos e que vai de encontro à proposta da Teoria Histórico-Cultural que estuda o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afim de desenvolverem o pensamento teórico e assim superar tais práticas docentes.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Costa, N. M. da, Volpato, R. K. A. C., & Marino Filho, A. (2023). FORMAÇÃO DE CONCEITOS E DO PENSAMENTO TEÓRICO COMO OBJETO DO DESENVOLVIMENTO NA ATIVIDADE DE ESTUDO. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 174–193. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.174-193