REDES COLABORATIVAS E REDES DE PESQUISA EM DIREITO EDUCATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: FORMADORAS DE CAPITAIS INTELECTUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.84-106

Palavras-chave:

Redes colaborativas. Direito educativo. Capital intelectual. Redes de pesquisa. Pós-graduação stricto sensu.

Resumo

A pesquisa de caráter bibliográfico e documental apresenta resultados do levantamento de teses e dissertações publicadas na área da educação sobre as redes colaborativas, direito educativo, capital intelectual e redes de pesquisa na pós-graduação stricto sensu. A investigação baseou-se na produção discente do Catálogo de teses e dissertações da Capes, entre os anos de 2011 a 2021, com o objetivo de delinear o estado do conhecimento acerca das palavras-chave acima evidenciadas. O estudo busca identificar aspectos já pesquisados dentro da linha de pesquisa em educação, assim como, o quanto os temas são pertinentes e expressivos em diferentes épocas e localidades. Foi encontrado um número bastante reduzido de investigações nessas áreas do conhecimento. Em destaque está o fato de não serem localizados trabalhos que relacionem os Direitos Educativos e as redes de colaboração na pós-graduação stricto sensu, o que leva a ressaltar a importância da elaboração do estudo e o ineditismo da temática em questão. Outro aspecto importante no desenvolvimento do estudo é a nomenclatura “Direito Educativo”. Um termo relativamente novo que se difere do direito a educação.

Biografia do Autor

Jeanice Rufino Quinto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Jeanice Rufino Quinto: Bolsista CAPES. Doutoranda em Educação pela URI-Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Frederico Westphalen. Mestre em Educação. Especialista em Consultoria e Assessoria Linguística. Graduada em Letras Língua Espanhola, Língua Portuguesa e respectivas Literaturas.

Luci Mary Duso Pacheco, URI/Universidade Regional Integrada. Campus Frederico Westphalen.

Doutora em Educação. Mestre em Educação.  Especialista em Psicopedagogia Graduada em Pedagogia.  Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade. Diretora da RIIDE Brasil

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Quinto, J. R., & Duso Pacheco, L. M. (2023). REDES COLABORATIVAS E REDES DE PESQUISA EM DIREITO EDUCATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: FORMADORAS DE CAPITAIS INTELECTUAIS. Revista De Ciências Humanas, 23(2), 84–106. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.84-106