EDUCAÇÃO SOBRE LUTO E MORTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.03-10Palavras-chave:
Educação, Formação de Professores, Morte,Resumo
A morte, apesar de ser uma realidade que afeta a todos os sujeitos, tem sido tema interdito no espaço escolar, em especial pela dificuldade dos professores em lidar apropriadamente com o assunto. Como resultado, crianças e adolescentes deixam de aprender habilidades socioemocionais para lidar com situações de perda e luto, bem como em serem acolhidas/os adequadamente. Sendo assim, o presente artigo visa apresentar caminhos para a construção de um projeto de formação continuada docente que aborde a temática da morte no contexto escolar. Salienta-se, que é com o adulto que crianças e jovens aprendem a lidar com as perdas e o luto, uma vez que o tem como referencial; assim, uma intervenção adequada junto ao corpo docente, pode ajudar no enfrentamento ao luto e no reestabelecimento das condições emocionais dos estudantes sob sua responsabilidadeReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 4 de out. 2021
DUARTE, Antônio Ricardo Calazans. A formação continuada como processo de aperfeiçoamento da atividade docente. Revista Ciência Plural, v. 3, n. 2, p. 1-3, 11 dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13155. Acesso em: 30 de set, 2021
KOVÁCS, Maria Julia Educação para a morte. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2005, v. 25, n. 3, pp. 484-497. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932005000300012. Acesso em: 30 de set, 2021
SCHUCK, Rogerio. José.; BRUXEL, Vera Lúcia. Kuhn; STRAUSS, Magali Beatriz. A morte na percepção de alunos de quatro a dez anos: um olhar a partir de escolas do Vale do Taquari/RS. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 4, n. 12, p. 132-152, 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/503/0. Acesso em: 29 de set, 2021
GIARETTON, Daynah Waihrich Leal et al. A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio. Revista Brasileira de Educação [online]. 2020, v. 25. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250035. Acesso em: 29 de set, 2021
MARQUES, Patrícia Regina Moreira; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Luto na escola: um cuidado necessário. Revista Pedagógica. v. 13 n. 26: jan./jun. 2011. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1265. Acesso em: 1 de out, 2021.
VIEIRA, Paula Cavalcante Trindade; SILVA, Luciana Rios; CASTRO, Selma Barros Daltro. Atuação docente em contexto de luto infantil: interseções entre a prática pedagógica e o acolhimento afetivo. Cairu em Revista. Jun/Jul 2021, Ano 10, n° 16, p. 28- 44. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/20211/3_ATUACAO_DOCENTE.pdf. Acesso em: 02 de out, 2021.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005
______________ Razões Práticas: Sobre a Teoria da Ação. Campinas: Papirus Editora, 1996.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 13ed. Petrópolis/RJ: Vozes,2011
DINIZ, Margareth. Do que sofrem as mulheres professoras? In: LOPES, Eliane Marta Teixeira (org.). A psicanálise escuta a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001
PICHÓN-RIVIÉRE, Enrique. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.