EDUCAÇÃO SEXUAL NO LIVRO DE PORTUGUÊS: CIDADANIA PELA TRANSVERSALIDADE

Autores

  • Eduardo Oliveira Henriques de Araújo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.50-64

Palavras-chave:

Educação e Saúde, Análise Dialógica do Discurso, Livro Didático de Português

Resumo

O presente artigo expõe os resultados de uma investigação concernente à apreciação formativa cidadã do tema transversal "Saúde” nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP) enquanto atendimento às designações das políticas nacionais de Educação Básica. Para a realização dessa pesquisa, com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD) formulada pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 1997), perquiriram-se documentos oficiais norteadores das práticas pedagógicas, do currículo e dos objetivos da escolarização, sendo-os a LDB (1996), os PCN (2000) e o PNLD (2014), em diálogo com o LDP Português: Linguagens (2014). Os dados desvelam a permanência do objetivismo abstrato no ensino e a negação ao estudo dos gêneros, do sexo e da sexualidade como obstrução à promoção da saúde garantida aos brasileiros pela Constituição de 1988.

Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Henriques de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco DL/UFPE, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco - PPGL/UFPE, membro do Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção (Inter) Linguísticas da UFPE, na linha de pesquisa Análise de Práticas de Linguagem no Campo do Ensino, e do GESTO (Grupo de Estudos do Texto), na linha de pesquisa Texto e Enunciação.   

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

Henriques de Araújo, E. O. (2022). EDUCAÇÃO SEXUAL NO LIVRO DE PORTUGUÊS: CIDADANIA PELA TRANSVERSALIDADE. Revista De Ciências Humanas, 23(1), 50–93. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.50-64