POR DENTRO DA ESCOLA: CONTRADIÇÕES VIVIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS NA CULTURA DA INCERTEZA / INSIDE THE SCHOOL: CONTRADICTIONS FACED BY TEACHERS AND STUDENTS IN THE CULTURE OF UNCERTAINTY
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.390Palavras-chave:
Incerteza. Escola. Professor.Resumo
O texto “Por dentro da escola: as contradições vividas por professores e alunos na cultura da incerteza”, tem sua gênese em um projeto de pesquisa e tem objetivo refletir sobreo papel da escola e do professor na contemporaneidade. O cenário atual, com suas contradições e transformações, reaquece o debate em torno da instituição escola e de seus protagonistas. Não basta o acesso à escola, é necessário que o aluno aprenda, adquira saberes e conhecimentos, desenvolva habilidades que lhe permitam construir-se como ser humano e também preparar-se para enfrentar os desafios que suscitam neste novo contexto. A tradição da escola está assentada na cultura da certeza, mas ela se depara com a necessidade de trabalhar voltada para a cultura da incerteza, característica maior dos tempos atuais. Como ela
desenvolverá seu trabalho? Quais dificuldades enfrenta e enfrentará? O que está reservado ao professor? O que se espera do aluno? Os questionamentos são infinitos e a busca por respostas tem tirado o fôlego de educadores, teóricos, pensadores que se perguntam sobre qual a responsabilidade e parcela de contribuição que pais, professores e alunos devem dar naquilo
que denominamos educar as novas gerações.
Publicado
2012-10-30
Como Citar
Nogaro, A., & Francio, L. E. C. (2012). POR DENTRO DA ESCOLA: CONTRADIÇÕES VIVIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS NA CULTURA DA INCERTEZA / INSIDE THE SCHOOL: CONTRADICTIONS FACED BY TEACHERS AND STUDENTS IN THE CULTURE OF UNCERTAINTY. Revista De Ciências Humanas, 10(14), p. 11–32. https://doi.org/10.31512/rch.v10i14.390
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.