DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA HUMANIZADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.193-209

Palavras-chave:

Humanizadora. Educação. Afetividade. Metodologia.

Resumo

Pedagogias humanizadoras buscam formar estudantes capazes de se desenvolver de forma crítica e independente em uma proposta emancipadora de ação e reflexão dos contextos reais da sociedade. A implantação e a construção desse método educacional enfrentam barreiras nos seus processos de estruturação e aplicação que precisam ser repensados e superados, tais como a intervenção de abordagens antiquadas, o desinteresse acadêmico em buscar o novo e persistir apesar das dificuldades na prática dos métodos e utilização de ferramentas estratégicas para desenvolver a contextualização de temáticas e se inserir na realidade cognitiva tecnológica contemporânea. Nessas condições, alternativas como uma pedagogia mais humana de reflexão, engajamento com os cenários dos estudantes e professores e a afetividade, além de abordagens como as Metodologias Ativas, Temáticas Transversais e Gamificação, mostram-se como um caminho promissor para desenvolver esse caráter mais humano nos processos de ensino- aprendizagem. O presente artigo busca refletir acerca dessas temáticas e analisar como se dão as formas de aplicação dessas propostas nos âmbitos da Educação Básica e Superior. Substrato teórico para as discussões é obtido a partir de material bibliográfico em autores referências no pensamento da educação, como Paulo Freire (1997) e Vigotski (1995), e demais produções periódicas qualitativas mais atuais como Marcia Oliveira Rocha (2017) e Rosimeiri de Paula Spagolla (2005).

Biografia do Autor

Cassiano Assunção, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW

Graduado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa (2020) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI/FW. Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW - Linha de pesquisa 3: Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.

Luana Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/FW

Graduada em Letras - Licenciatura Plena/Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Letras - área de Concentração em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Letras - Área de Concentração em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Assunção, C., & Porto, L. T. (2022). DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA HUMANIZADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 193–209. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.193-209