A QUESTÃO DA RELIGIÃO E A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL / THE ISSUE OF RELIGION AND ITALIAN IMMIGRATION IN THE RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.381Palavras-chave:
História, Filosofia, Imigração Italiana, Religião.Resumo
O texto procura analisar, a partir do retorno às origens do fenômeno religioso, a diferenciação do conceito de religiosidade e religião a partir das práticas religiosas no seio das comunidades italianas, reinterpretando as múltiplas funções da religião na imigração italiana em terras sulinas. A alternativa a que o texto se propõe apresentar consiste na separação do conceito de religião e religiosidade, tentandomostrar que o fator preponderante para o sucesso dos imigrantes italianos no sul obedeceu ao sentimento existencial humano de religiosidade.
Publicado
2012-10-26
Como Citar
Cocco, R. (2012). A QUESTÃO DA RELIGIÃO E A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RIO GRANDE DO SUL / THE ISSUE OF RELIGION AND ITALIAN IMMIGRATION IN THE RIO GRANDE DO SUL. Revista De Ciências Humanas, 9(13), p. 9–30. https://doi.org/10.31512/rch.v9i13.381
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.