INVESTIGAÇÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA

Autores

  • Cléverton Aramis de Oliveira Tavares PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Stéphani Caroline Pedrotti PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Marcelo Amaral-Rosa PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.43-61

Palavras-chave:

Participação, Protagonismo, Sala de Aula

Resumo

O objetivo foi identificar as percepções dos professores de Ciências e Matemática, cursistas de Pós-Graduação Stricto sensu, acerca do protagonismo ativo dos estudantes em sala de aula. A partir de uma abordagem qualitativa, adotou-se enquanto instrumento de coleta de informações um questionário aberto junto a dez professores. O método de análise foi a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados são a emersão de quatro categorias finais: i) A manifestação do conhecimento a partir do diálogo; ii) Desenvolvimento do pensamento crítico favorecendo a autonomia dos discentes e uma reflexão sobre a prática docente; iii) A formação continuada docente em prol da superação de dificuldades; e iv) A mediação como forma de estímulo à criatividade e à cooperação na relação docente-discente. Por fim, salienta-se enquanto principal conclusão a necessidade de formação continuada para o aprimoramento da prática docente eo encorajamento frente à adoção de práticas que valorizam a participação e o protagonismo dos estudantes no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Cléverton Aramis de Oliveira Tavares, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática.

Stéphani Caroline Pedrotti, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática.

Marcelo Amaral-Rosa, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dr. em Educação em Ciências. Estágio Pós-Doutoral em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS.

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

Tavares, C. A. de O., Pedrotti, S. C., & Amaral-Rosa, M. (2021). INVESTIGAÇÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA. Revista De Ciências Humanas, 21(2), 43–61. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.02.43-61