A EDUCAÇÃO RURAL NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA DE CONFLITOS E CONTRADIÇÕES / EDUCATION IN RURAL EDUCATION LEGISLATION BRASILEIRA: A HISTORY OF CONFLICTS AND CONTRADICTIONS

Autores

  • Luci Mary Duso Pacheco
  • Danilo Romeu Streck

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.375

Palavras-chave:

Educação Rural, Legislação Educacional, Contradições.

Resumo

O presente estudo busca refletir a trajetória da educação rural na legislação brasileira, com o objetivo de identificar os conflitos e contradições que se estabelecem na relação entre o texto da lei e a pratica cotidiana das escolas e professores rurais. Para tanto,
utilizou-se da pesquisa documental como metodologia de apreensão da legislação e, com base nas informações obtidas, realizou-se uma análise do texto relacionado diretamente com o
contexto das práticas escolares4. Em que pese as informações auferidas, foi possível constatar que a educação rural sempre esteve atrelada a ditames urbanistas, não tendo, ao longo da
história, um projeto próprio que pudesse garantir-lhe um lugar de destaque na formação de sujeitos capazes de valorizar e respeitar a sua própria cultura e identidade. Durante essa trajetória, surgiram tentativas de contemplar nas legislações o espaço rural, mas, em pleno desenvolvimento urbano-industrial, com todos os esforços e investimentos voltados para esse fim, essas ações não se efetivavam na prática, aprofundando ainda mais a dicotomia entre rural e urbano.

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Publicado

2012-10-25

Como Citar

Pacheco, L. M. D., & Streck, D. R. (2012). A EDUCAÇÃO RURAL NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA DE CONFLITOS E CONTRADIÇÕES / EDUCATION IN RURAL EDUCATION LEGISLATION BRASILEIRA: A HISTORY OF CONFLICTS AND CONTRADICTIONS. Revista De Ciências Humanas, 9(12), p. 67–90. https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.375

Edição

Seção

Dossiê