O PADRE-HISTORIADOR DE BARRIL: UMA LEITURA HISTORIOGRÁFICA DE MONS. VITOR BATTISTELLA ATRAVÉS DE “PAINÉIS DO PASSADO” / BARRRIL´S HISTORIAN-PRIEST: A HISTORIOGRAPHIC READING OF MSGR. VITTOR BATTISTELA´S “PAINEIS DO PASSADO”

Autores

  • Franciele Ladevig

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.369

Palavras-chave:

Monsenhor Vitor Battistella. História. Registrar.

Resumo

Monsenhor Vitor Battistella desempenhou diversas tarefas sociais e políticas em Frederico Westphalen, exercendo também a função de historiador. O presente estudo se caracteriza como uma primeira tentativa em lançar um olhar crítico sobre a face de historiador de Mons. Vitor, usando como ponto de referência para tal tarefa, sua obra intitulada Painéis do Passado: a história de Frederico Westphalen em 60 quadros de literatura amena. O presente artigo pretende esclarecer algumas questões acerca do padre-historiador de Barril, quais sejam: entender o porquê um padre foi o primeiro a se embrenhar na tarefa de registrar os acontecimentos do passado de Frederico Westphalen; compreender os motivos que levaram um sacerdote a escrever um livro de cunho histórico; observar o lugar que reservou à Instituição Católica em sua narrativa histórica e analisar se Battistella pode ser considerado um historiador.

Downloads

Publicado

2012-10-25

Como Citar

Ladevig, F. (2012). O PADRE-HISTORIADOR DE BARRIL: UMA LEITURA HISTORIOGRÁFICA DE MONS. VITOR BATTISTELLA ATRAVÉS DE “PAINÉIS DO PASSADO” / BARRRIL´S HISTORIAN-PRIEST: A HISTORIOGRAPHIC READING OF MSGR. VITTOR BATTISTELA´S “PAINEIS DO PASSADO”. Revista De Ciências Humanas, 8(11), p. 205–222. https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.369

Edição

Seção

Dossiê