AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: TENDÊNCIAS EM ESTUDOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2015-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.08-27

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Avaliação da educação básica. Avaliação do ensino superior.

Resumo

Neste estudo apresentamos a disseminação dos conhecimentos sobre o tema avaliação educacional e suas tendências temáticas recorrentes à luz dos conhecimentos apresentados no portal dos periódicos CAPES, referentes ao triênio 2015-2018. Diante disso flagramos a recorrência de duas categorias que colocam em tela a avalição educacional como sendo um tema candente estres as pesquisas contemporâneas, sendo elas: avaliação da educação básica e avaliação do ensino superior. A partir das interpretações possibilitadas pela pesquisa, constatamos que a avaliação educacional permanece ancorada na lógica mercantilista de mercado, através da valorização dos instrumentos de avaliação em larga escala, mediados pelos organismos internacionais

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Doutoranda em Educação  Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Fernanda dos Santos Paulo, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação da UNOESC/Joaçaba-SC. Militante da Educação Popular pela AEPPA e MEP. Pedagoga, especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais e mestre em Educação.

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Publicado

2021-02-09

Como Citar

Tessaro, M., & Paulo, F. dos S. (2021). AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: TENDÊNCIAS EM ESTUDOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2015-2018). Revista De Ciências Humanas, 21(3), 8–27. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.08-27