A JUVENTUDE EM DISPUTA: AS POLÍTICAS IMPLEMENTADAS E A RELAÇÃO DA JUVENTUDE ADVINDA DA CLASSE TRABALHADORA COM O TRABALHO E O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cristiane Lopes de Sousa https://orcid.org/0000-0001-5851-7174
  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) e ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB).

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.5-21

Palavras-chave:

Juventude. Ensino médio. Trabalho. Políticas públicas

Resumo

Nesta pesquisa discute-se a categoria juventude enquanto campo de disputa, pontuando as políticas públicas implementadas desde os anos de 1990 e a relação dos jovens da classe trabalhadora com o Ensino Médio e o trabalho. Apresenta-se como objetivo geral analisar a relação da juventude da classe trabalhadora com o Ensino Médio e o trabalho. Utilizou-se como base teórico-metodológica o materialismo histórico dialético, com abordagem qualitativa e a Revisão de Literatura como tipo de pesquisa. Observou-se que houve um crescimento das políticas públicas para juventude nos anos de 1990, sendo maior a crescente a partir de 2003. Constatou-se ainda que a relação do jovem da classe trabalhadora com o a educação e o trabalho é intermediada diretamente por questões socioeconômicas. Concluiu-se que a concepção de educação destinada aos jovens da classe trabalhadora é de caráter conservador e instrumental visando a formação desses jovens com foco no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Cristiane Lopes de Sousa

Mestra em Educação pelo programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB - UFPA) na linha de pesquisa Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA- campus Bacabal), no decorrer do curso fui aluna bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão PIBEX - UEMA durante um ano, na área de Educação. Fui estagiária na Supervisão Pedagógica do SENAC de Bacabal - MA durante dois anos. Participo do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da UFPA.

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) e ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB).

Doutor em Educação pela UFMG; Possui pós-doutorado pelo PPFH-UERJ.

Referências

ARROYO, Miguel. Repensar o Ensino Médio: por quê?. In: DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

BRASIL. Estatuto da Juventude. Lei Nº 12.852. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm >. Acesso em 10 abr. 2018.

(______). Lei da Aprendizagem. Lei Nº 10.097. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm >. Acesso em: 13 abr. 2018.

(______). Lei do Estagiário. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm >. Acesso em 10 abr. 2018.

CORROCHANO, Maria Carla. Jovens do Ensino Médio: qual o lugar do trabalho?. In: DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

GROPPO, Luís Antonio. Juventude: ensaio sobre sociologia e história das juventudes modernas e contemporâneas. Rio de Janeiro: Difel, 2000.

(______), Luiz Antonio. Sentidos de juventude na Sociologia e nas Políticas Públicas do Brasil contemporâneo. Revista Política Pública, v. 20, n. 1, jan./jun., p. 383 – 402, 2016.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. EcoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-368, julh./dez., 2005.

NOVAES, Regina Reyes. Políticas de juventude no Brasil: continuidades e rupturas. In: FÁVERO, Osmar et al. (Org.). Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd (Coleção Educação para Todos; 16), 2007.

NOVAES, Regina Reyes. Políticas de juventude no Brasil: continuidades e rupturas. In: FÁVERO, Osmar et al. (Org.). Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd (Coleção Educação para Todos; 16), 2007.

SILVA, Roselani Sodré da; SILVA, Vini Rabassa da. Política nacional de juventude: trajetórias e desafios. Caderno CRH. v. 24, n. 63, p. 663 – 678, 2011.

SPÓSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo. Juventude e Políticas Públicas no Brasil. In: FÁVERO, Osmar et al. (Org.). Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd (Coleção Educação para Todos; 16), 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-17

Como Citar

de Sousa, C. L., & Araujo, R. M. de L. (2019). A JUVENTUDE EM DISPUTA: AS POLÍTICAS IMPLEMENTADAS E A RELAÇÃO DA JUVENTUDE ADVINDA DA CLASSE TRABALHADORA COM O TRABALHO E O ENSINO MÉDIO. Revista De Ciências Humanas, 20(03), 5–21. https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.5-21