PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS (AS) EDUCANDOS (AS)?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.03.167-182Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Ensino Médio. Práticas Corporais.Resumo
O estudo traz à baila as compreensões sobre quais percepções e significados às práticas corporais têm para educandos (as) nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio, a partir da realização do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio e das intervenções com uma turma de segundo ano em uma escola pública de uma cidade da região das Missões/RS. A metodologia utiliza foi de natureza qualitativa e segundo os objetivos seguiu um estilo descritivo/interpretativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram o memorial descritivo e o diário de campo. A compreensão das informações ocorreu por meio da categorização do conteúdo dos memoriais descritivos dos (as) educandos (as). As práticas corporais significaram a vivência dos conteúdos do componente curricular Educação Física nas três dimensões do conhecimento (conceitual, procedimental e atitudinal), bem como a dimensão da saúde, valorizando-as e considerando-as necessárias ao longo do processo ensino aprendizagem.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar. 2ª versão revista. Brasília, 2016.
CAUDURO, M. T. (Org.). Investigação em Educação Física e Esportes: um olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004.
CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Recomendações para a Educação Física Escolar, 2014.
DARIDO, S.C. et al.(orgs). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FERRAZ, Osvaldo Luiz. O esporte, a criança e o adolescente: consensos e divergências. In: JÚNIOR, Dante De Rose; Ré, Alessandro H. Nicolai. Esporte e Atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FILHO, A. L. et al. O termo “ práticas corporais” na literatura cientifica brasileira e sua repercussão no campo da educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1; janeiro/março, 2010.
FINCK, S.C.M. A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. Curitiba: Ibpex, 2010.
FORJAZ, C. L.M. et al. Aspectos Fisiológicos do crescimento e do desenvolvimento: influência do exercício físico. In: DANTE, de. R. JR. et al. (orgs). Esporte e Atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLORINDO, A. A; RIBEIRO, E. H. C. Atividade Física e Saúde em Crianças e Adolescentes. In: ROSE JÚNIOR, D. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
GARANHANI, M.C. Saberes da ginástica na educação escolar. In: GAIO, R. et al. (orgs). A ginástica em questão corpo e movimento. São Paulo: Phorte, 2010.
MINAYO, M. C. S. et al. (orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2013.
NEGRINE, A. Memorial descritivo. In. Terapias corporais: a formação pessoal do adulto. Porto Alegre: Edita, 1998.
OLIVEIRA, V. M. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1986.
OTAVIANO, F.T.A. Motivo que levam ao desinteresse dos discentes do ensino médio do centro educacional (CED) 06 da Ceilândia/DF pelas aulas de educação física.. Trabalho de Conclusão de Curso II Curso de Licenciatura em Educação Física. Programa Pró - licenciatura da Universidade de Brasília – Polo Ceilândia – DF, 2012.
PAES, R. R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico de ensino fundamental. Canoas: Ed. da Ulbra, 2001.
SILVA, Ana Márcia et al. Corpo e experiência: para pensar as práticas corporais. In: FALCÃO, José Luiz Cirqueira; SARAIVA, Maria do Carmo. Práticas corporais no contexto contemporâneo: (in) tensas experiências. Florianópolis: Copiart, 2009.
SOARES, Carmem Lúcia Soares et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOLER, R. Jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.