A DOCUMENTAÇÃO DO SPI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS RESERVAS INDÍGENAS

Autores

  • Carlos Magno Naglis Vieira Universidade Católica Dom Bosco
  • Lenir Gomes Ximenes Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.160-167

Palavras-chave:

Educação escolar, Serviço de Proteção ao índio, Guarani e Kaiowá

Resumo

O trabalho com documentos históricos é sempre um desafio, pois requer inúmeros olhares “outros” do pesquisador. Olhares que precisam de atenção para desconstruir a visão eurocêntrica de mundo, a compreensão de novos conhecimentos inferiorizados e negados pela colonialidade, promovendo o diálogo entre eles (WALSH, 2009), e, ainda, procurar mostrar o protagonista da população em discussão e a sua própria história (VIEIRA, 2015). Os documentos em discussão, todos do Serviço de Proteção ao Índio/SPI, encontra-se no Centro de documentação indígena “Antônio Brand” no Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas/NEPPI na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. As reflexões correspondem as ações do Projeto de pesquisa “A relação entre a formação de professores, os projetos políticos pedagógicos e a organização curricular em escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul”, aprovado no edital EDUCA/FUNDECT e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB. É importante registrar que a pesquisa no qual resulta esses escritos, constitui um subgrupo de um projeto maior intitulado FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar com financiamento do Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES/INEP/MEC.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco

Históriador. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB.

Lenir Gomes Ximenes, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em História. Professora do curso de História da UCDB.

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Vieira, C. M. N., & Ximenes, L. G. (2018). A DOCUMENTAÇÃO DO SPI E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS RESERVAS INDÍGENAS. Revista De Ciências Humanas, 19(02), 160–167. https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.160-167