CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O ATUAL ENSINO DE CIÊNCIA NO PLANO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.304Resumo
A intenção deste artigo é introduzir reflexões epistemológicas do/no meio escolar para desvendar o processo sobre programas de ensino, aprendizagem, conteúdo escolar, educadores e alunos, mas principalmente sobre a qualidade do ensino de ciência. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação através da observação ativa das práticas metodológicas atuais no ensino de ciência, inspirada nas idéias de Chalmers (1993), pelas significativas alternativas de solução que oferece aos problemas educacionais e que podem gerar novas ações curriculares.A partir da dialogicidade com alguns educadores e análise do contexto educativo com relação ao ensino de ciências, o estudo aponta elementos para reflexão e redimensionamento da prática pedagógica numa compreensão sólida da natureza da ciência que se deseja ensinar, ainda que num contexto tradicional. No essencial, urge preparar-se para enfrentar a complexidade do universo de informações em sala de aula.
Publicado
2012-09-13
Como Citar
Uhmann, R. I. M. (2012). CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O ATUAL ENSINO DE CIÊNCIA NO PLANO CURRICULAR. Revista De Ciências Humanas, 8(10), p. 95–110. https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.304
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.