PROCESSO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA CONSTRUÇÃO DO MUNDO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.300Resumo
A investigação se insere no contexto do Grupo de Pesquisa: Educação Digital – GP e-du UNISINOS/CNPq e se refere a Dissertação “Mundos Virtuais na Formação do Educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e de autoria”. A dissertação apresenta uma proposta de formação do educador, utilizando a construção de um mundo virtual em 3D, no software Eduverse (versão educacional do Active World). Este artigo aborda as temáticas: processo de construção do mundo virtual; aprendizagens dos educadores em formação; telepresençavia avatar e processo de interação na construção da Vila Aprendizagem em Mundos Virtuais, apoiada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS. A metodologia de pesquisa consiste em Estudo de Caso, estruturado nas Atividades Complementares - ofertas que compõem o currículo dos cursos de licenciatura e Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. As evidências mostram que o processo de construção num mundo virtual amplia a autonomia e desenvolve a autoria. As aprendizagens dos educadores em formação possibilitaram a familiarização com as Tecnologias Digitais (TDs) e a identificação
da importância nas práticas pedagógicas. A telepresença, via avatar, no mundo virtual contribuiu para efetivar os processos de interação e de presencialidade virtual, ponto crítico na Educação a Distância.
Publicado
2012-09-13
Como Citar
Backes, L., & Schlemmer, E. (2012). PROCESSO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA CONSTRUÇÃO DO MUNDO VIRTUAL. Revista De Ciências Humanas, 8(10), p. 29–50. https://doi.org/10.31512/rch.v8i10.300
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.