DO ENSINO PRESENCIAL AO VIRTUAL: A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Eliane Maria Balcevicz Grotto
  • Eduardo Adolfo Terrazzan

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.298

Resumo

O desenvolvimento tecnológico tem provocado inúmeras transformações na sociedade contemporânea, especialmente nos
últimos anos. A escola tem se beneficiado desse progresso usufruindo os diferentes recursos tecnológicos, mesmo, muitas vezes, sem ter consciência de seus usos e importância no seu cotidiano. Diante desse cenário desafiador de novas maneiras de aprender e de ensinar imbricadas nessa sociedade que também é virtual, na qual as dimensões tempo e espaço são percebidas como sendo mais flexíveis e mutáveis e onde a grande quantidade de informações é transmitida velozmente, a educação tem um papel importante a desempenhar, de pensar novas práticas para atender essas demandas. Propor que aprendizagens ocorram em outros contextos que não sejam presenciais implica propor aos autores dessas aprendizagens, sejam eles alunos ou professores, mudanças de paradigma e não, simplesmente, a troca do contexto
presencial para o digital. Por esse viés, o artigo aborda inicialmente a caracterização de ambientes virtuais, sinalizando para as concepções de aprendizagem e formação do professor no contexto atual.

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Grotto, E. M. B., & Terrazzan, E. A. (2012). DO ENSINO PRESENCIAL AO VIRTUAL: A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 7(9), p. 171–192. https://doi.org/10.31512/rch.v7i9.298

Edição

Seção

Dossiê