ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA: DADOS DE UMA REALIDADE

Autores

  • Mara Rúbia Santos Melo
  • Sílvia Maria de Aguiar Isaia

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.282

Resumo

O artigo constitui um recorte de idéias resultantes da segunda fase da pesquisa, proveniente da  dissertação de mestrado, intitulada: Professor formador de professores no paradoxo de reinventar
a si próprio enquanto pessoal e profissional - um estudo de caso na URI/ Santiago. Visa sinalizar  um referencial sobre a identidade do grupo. Participaram 7 professores, um professor de cada licenciatura. Na segunda fase, tendo como ponto de referencia  a entrevista semiestruturada, procurou-se  entender o universo  identitário destes sujeitos, oportunizando momentos de reflexão, para que eles próprio pudessem  compreender a realidade de serem formadores de professores. Para análise do material coletado, optou-se por uma investigação qualitativa com peculiaridades da análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos juntamente com a literatura pesquisada, cruzando  as vozes dos professores e dos autores. Emergiram duas grandes categorias: a) implicação pessoal com o processo formativo; b) implicação com a profissão. Os resultados auxiliam na construção de algumas respostas para as inquietações pessoais e profissionais da pesquisadora, sendo possível compreender que a solidão pedagógica institucional pode ser rompida mediante uma atitude coletiva de trabalho.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Melo, M. R. S., & Isaia, S. M. de A. (2012). ENCONTROS E DESENCONTROS DO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA: DADOS DE UMA REALIDADE. Revista De Ciências Humanas, 7(8), p. 69–82. https://doi.org/10.31512/rch.v7i8.282

Edição

Seção

Dossiê