O BRINCAR NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORAS DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO LUIZ GONZAGA – RS

Autores

  • Madalena da Silva Porto
  • Liliane Madruga Prestes

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.271

Resumo

Considerando que o Curso de Pedagogia -  URI – São Luiz Gonzaga habilita profissionais para atuar na educação infantil, o foco desta investigação foi analisar qual o papel atribuído ao brincar nesta etapa da educação. Partiu-se da premissa de que o brincar constitui-se como fator indispensável para o desenvolvimento da criança e, portanto, é imprescindível aos cursos de formação a reflexão sobre quais saberes e práticas possuem os docentes no sentido de apontar elementos para discussão e reflexão. Para realização da pesquisa foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, sendo esta última realizada por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com sete educadoras que atuam em instituições de educação infantil, creches, da rede pública urbana do município de São Luiz Gonzaga, sendo realizada no período de outubro/2003 a maio/2004. A escolha das educadoras participantes da pesquisa foi realizada de forma aleatória e de acordo com a disponibilidade das mesmas. A coleta de dados foi realizada mediante conversas informais e realização de entrevistas semiestruturadas com essas
profissionais. A presente investigação buscou apontar elementos
para a reflexão da formação inicial e continuada dos profissionais
para atuar na educação infantil.

Downloads

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Porto, M. da S., & Prestes, L. M. (2012). O BRINCAR NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORAS DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO LUIZ GONZAGA – RS. Revista De Ciências Humanas, 6(7), p. 101–110. https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.271

Edição

Seção

Dossiê