ALFABETIZAÇÃO - LEITURA DO MUNDO, LEITURA DA PALAVRA - E LETRAMENTO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.268Resumo
Neste artigo, resgato em Freire, os pontos fundantes de umaprática alfabetizadora de adultos e trago presente alguns conceitos de
letramento com a finalidade de discutir as aproximações entre a concepção freireana de alfabetização - leitura de mundo e leitura da palavra - e as diferentes concepções de letramento. Talvez, se tenha criado um novo termo para designar o que Freire já antecipava há quatro décadas. Por fim, anuncio alguns elementos da atualidade do legado de Freire.
Publicado
2012-08-24
Como Citar
Moraes, M. G. de. (2012). ALFABETIZAÇÃO - LEITURA DO MUNDO, LEITURA DA PALAVRA - E LETRAMENTO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES. Revista De Ciências Humanas, 6(7), p. 57–68. https://doi.org/10.31512/rch.v6i7.268
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.