DESFRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO, FUTURO PEDAGOGO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v5i5.247Resumo
O presente artigo, tem como propósito, divulgar os resultadosda pesquisa de Mestrado que buscou analisar os limites e possibilidades no processo de desfragmentação do conhecimento pelo futuro professor, de maneira que o mesmo possa relacionar e manejar as dimensões científica, política e subjetiva, bem como compreender suas contradições, visando a construção de um sujeito histórico-social com compromisso político, emancipador de sua realidade. Através de uma pesquisa qualitativa que reuniu técnicas de coleta e análise de dados, verificou-se que no espaço empírico do estudo, marcado por limites de uma fragmentação históricana educação (que vem desde o século XVI com a racionalidade da ciência moderna), também é lugar onde as possibilidades para a desfragmentação do conhecimento, através do manejo de suas dimensões, podem ocorrer e proporcionar uma formação docente com um perfil crítico-reflexivo, no qual o professor passa a ser sujeito e ator de sua história.
Publicado
2012-08-16
Como Citar
Pacheco, L. M. D., & Pereira, M. A. (2012). DESFRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO, FUTURO PEDAGOGO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista De Ciências Humanas, 5(5), p. 91–116. https://doi.org/10.31512/rch.v5i5.247
Edição
Seção
Dossiê
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