PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS: O EDUCADOR ENQUANTO MEDIADOR DA RELAÇÃO TV X ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.238Resumo
Nesta pesquisa, objetivamos desenvolver uma prática educativa no sentido de investigar a inserção da televisão no cotidiano escolar e a necessidade de uma redefinição do papel do professor, possibilitando que este estabeleça uma interação com os meios de comunicação e uma atuação enquanto mediador do processo de ensino-aprendizagem, potencializando, com isso, a formação deum aluno mais crítico em relação ao veículo televisivo. Tendo em vista o caráter dialógico de nosso estudo, optamos pela utilização de uma abordagem qualitativa de investigação. Por suas características metodológicas este trabalho inscreve-se como
dialético, visto que existe a preocupação constante de analisar a problemática em questão sempre dentro de um contexto histórico e social, apontando as contradições e realizando uma revisão dos
parâmetros já estabelecidos. Dessa forma, esta pesquisa visa criar possibilidades para novos olhares e novos diálogos nos estudos da temática abordada. É de acordo com essa perspectiva, de inacabamento dinâmico, que delineamos nosso estudo, apontando a televisão como um desafio para a escola, uma possibilidade
de interação entre educador e educandos e um instrumento mediador do ensino-aprendizado.
Publicado
2012-08-15
Como Citar
de Oliveira, R. (2012). PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS: O EDUCADOR ENQUANTO MEDIADOR DA RELAÇÃO TV X ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 4(4), p. 115–130. https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.238
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.