FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.233Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma discussão sobre o trabalho de filosofia com crianças na escola e a relação deste com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os fundamentos teóricos do texto transitam entre os estudos de Matthew Lipman e Jean Piaget, a partir dos quais outros autores são visitados. A proposição contida neste artigo é de que a filosofia deve fazer parte do cotidiano da escola desde a educação infantil, pois, através do seu trabalho, poderá proporcionar espaços para o desenvolvimento de pesquisas, leituras,discussões de pontos de vista os quais são pressupostos da formação do sujeito autônomo.
Publicado
2012-08-15
Como Citar
Corte Real, L. M., & Canan, S. R. (2012). FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. Revista De Ciências Humanas, 4(4), p. 53–68. https://doi.org/10.31512/rch.v4i4.233
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.