TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2304

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor-pesquisador, Autoria docente, Análise do discurso.

Resumo

Neste trabalho, significamos alguns conceitos relacionados à formação do professor, apresentados por um viés histórico. Nos últimos anos, têm sido muitos os motes difundidos e presentes nos discursos de pesquisa sobre o que o professor é, ou o que deve ser. Dentre estes, destacamos as denominações Professor-Pesquisador e Professor-Reflexivo.  Acrescentamos ainda a concepção de Professor-autor, que vimos defendendo em pesquisas e proposições de processos formativos. Em seguida, descrevemos e analisamos um contexto de pesquisa-formação que prioriza a pesquisa e autoria dos professores, a partir da apresentação de práticas e escrita docente; e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para o processo formativo descrito.

 

Biografia do Autor

Fernanda de Araújo Frambach, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universdade Federal do Rio de Janeiro.

Ludmila Thomé de Andrade

Fernanda de Araújo Frambach[1]

[2]


[1] Mestre em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. nanda.s.a@hotmail.com.

[2] Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. lud@litura.com.br.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Frambach, F. de A., & Andrade, L. T. de. (2017). TECENDO POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSOR: REFLEXÃO, PESQUISA E AUTORIA. Revista De Ciências Humanas, 18(30), 54–74. https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2304