ORTEGA Y GASSET: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v17i29.2207Palavras-chave:
Educação, Ensino, Ortega y GassetResumo
Este artigo apresenta as principais contribuições de José Ortega Y Gasset para o processo de ensino na atualidade. Fortemente influenciado pela filosofia neokantiana, o interesse aqui se volta ao filósofo enquanto pedagogo. Gasset, no transcorrer das fases que caracterizam seu percurso intelectual (Idealista, Vitalista e Maturidade), concebe o ato de estudar como sendo contrário à natureza humana, uma vez que a busca pelo saber deve ser originada da necessidade, não do desejo e, com isso, distingue o ensino da ciência (destinado ao estudante comum) da produção de pesquisa (destinada ao pesquisador). Diante dessa proposta, em sintonia com os problemas presentes, o presente artigo pretende repensar todo o processo de ensino à luz de uma proposta que considera a realidade histórico-geográfica como ponto de partida para uma necessária melhoria educacional.Referências
CASPER, G.; ISER, W. Futuro da universidade. Tradução Bluma Waddington Vilar. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002. (Coleção Universidade)
CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980. (Coleção Primeiros Passos)
DORNAS, D. S. A filosofia política de Ortega y Gasset. 15 de Fevereiro de 2004. Disponível em: <http://criticanarede.com/ortegapolitica.html>. Acesso em: 27 jan. 2016.
GOMES, C. et al. Uso de tecnologias de informação e comunicação em cursos de graduação: uma experiência em educação a distância. Assis: Storbem Gráfica e Editora, 2014. (Coleção Pesquisa)
HILSDORF, M. L. S. Pensando a educação nos tempos modernos. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2005. (Acadêmica: 19)
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.
ORTEGA Y GASSET, J. Apontamentos para uma educação para o futuro. In “Mision de la Universidad”, Madrid: Alianza Editorial, 1982, p. 225-238. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~pleite/pub/artigos/ortega/apontamentos_para_uma_educa%C3%A7%C3%A3o_para_o_futuro.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2016.
________. La pedagogía social como programa político. Conferencia leída en la sociedad “El Sitio”, de Bilbao, el 12 de marzo de 1910, p. 76-96. Disponível em: <http://www.madrid.org/cs/Satellite?blobcol=urldata&blobheader=application%2Fpdf&blobheadername1=Content-Disposition&blobheadervalue1=filename%3Dparticipacion_08.pdf&blobkey=id&blobtable=MungoBlobs&blobwhere=1158617688340&ssbinary=true>. Acesso em: 27 jan. 2016.
________. Missão da universidade. Tradução Dayse Janet Löfgren Carnt e Helena Ferreira. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. (Coleção Universidade)
________. Sobre las carreras. Primera edición digital. Buenos Aires, 2002. Disponível em: <http://www.hermanotemblon.com/biblioteca/Literatura%20en%20General%20/Ortega%20y%20Gasset,%20Jose/Ortega%20y%20Gasset,%20Jose%20-%20Carreras.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2016.
________. Sobre o estudar e o estudante. [Texto publicado autonomamente em La Nation]. Buenos Aires: 1933. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~pleite/pub/artigos/ortega/o_estudar_e_o_estudante.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2016.
SÁNCHEZ, J. E. Ortega y Gasset. Trad. José Gabriel Perissé Madureira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
SOVERAL, E. A. de. Sobre a noção orteguiana de filosofia. Revista da Faculdade de Letras – Filosofia, 1970. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1269.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.