Nucleação de escolas de áreas rurais
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.207Resumo
O presente artigo trata do agrupamento de escolas rurais no Estado de Santa Catarina, realizado no período de 1997 a 1998, enfatizando a ambigüidade da política de municipalização e a ausência de um debate mais objetivo sobre a educação necessária para a população que vive em ambiente rural. A política de municipalização, de um lado, faz parte das reformas estruturais impostas por agências multi-laterais de desenvolvimento ao governo brasileiro. De outro, temos a conquista da democratização do Poder Público devido à consolidação de canais de participação da sociedade civil organizada. Tal ambigüidade coincide com um conjunto de manifestações favoráveis e desfavoráveis em relação ao processo de nucleação de escolas rurais, o que nos permite afirmar que uma análise mais completa da nucleação deva sempre considerar o contexto específico onde esta foi realizada.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.