Nucleação de escolas de áreas rurais

Autores

  • Carlos Eduardo Moreira

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.207

Resumo

O presente artigo trata do agrupamento de escolas rurais no Estado de Santa Catarina, realizado no período de 1997 a 1998, enfatizando a ambigüidade da política de municipalização e a ausência de um debate mais objetivo sobre a educação neces­sária para a população que vive em ambiente rural. A política de municipalização, de um lado, faz parte das reformas estru­turais impostas por agências multi-laterais de desenvolvimento ao governo brasileiro. De outro, temos a conquista da demo­cratização do Poder Público devido à consolidação de canais de participação da sociedade civil organizada. Tal ambigüidade coincide com um conjunto de manifestações favoráveis e des­favoráveis em relação ao processo de nucleação de escolas rurais, o que nos permite afirmar que uma análise mais com­pleta da nucleação deva sempre considerar o contexto especí­fico onde esta foi realizada.

Downloads

Publicado

2012-08-09

Como Citar

Moreira, C. E. (2012). Nucleação de escolas de áreas rurais. Revista De Ciências Humanas, 1(1), p. 129–134. https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.207

Edição

Seção

Dossiê