A refundamentação da educação popular à luz de uma nova racionalidade proposta por Freire e Habermas

Autores

  • Jaime José Zitkoski

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.205

Resumo

O texto aborda a temática da Educação Popular em seu desa­fio de refundamentar suas práticas sociais em um contexto histórico a partir do qual se alteram rapidamente as correla­ções de forças políticas, as estruturas de poder econômico e as realidades socioculturais. A discussão central gira em tor­no dos caminhos alternativos que poderemos construir no fu­turo próximo se levarmos a sério as demandas dos novos movimentos sociais e a emergência das diferentes formas de organizar a sociedade civil. O pano de fundo dessa reflexão tem como aporte teórico uma síntese das propostas de Freire e Habermas enquanto caminho para reconstruir o projeto emancipatório de sociedade à luz da reconstrução da cultura, da racionalidade humana e da reinvenção do poder político.

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Publicado

2012-08-09

Como Citar

Zitkoski, J. J. (2012). A refundamentação da educação popular à luz de uma nova racionalidade proposta por Freire e Habermas. Revista De Ciências Humanas, 1(1), p. 93–109. https://doi.org/10.31512/rch.v1i1.205

Edição

Seção

Dossiê