POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POR MEIO DA UAB, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Autores

  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás.
  • Emanoela Celestino Almeida Ramos Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. (MIELT-UEG) Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1678

Palavras-chave:

políticas públicas, educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, formação docente,

Resumo

Este artigo tece considerações acerca da formação de professores por meio da educação a distância (EaD), refletindo em específico sobre as ações da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dessa maneira, discute-se como o surgimento da UAB torna-se um desdobramento político para atender à formação inicial e continuada, principalmente dos docentes, possibilitando um acesso diferenciado à educação. O objetivo central do texto é apresentar a EaD na formação de professores por meio da UAB, para o processo investigativo foi utilizada a abordagem qualitativa e o tema passa a ser abordado a partir de uma análise textual dos documentos oficiais e ainda uma perspectiva teórica em autores como Alonso (2005, 2010), Belloni (2012), Brzezinski (2014), Lima (2005, 2013, 2014a, 2014b), Moore e Kearsley (2011), Peters (2011), Veiga (1998, 2006) Como conclusão percebeu-se o quanto as ideologias neoliberais estão por trás da formação docente, principalmente nas propostas a distância, e o como está aumentando a oferta de cursos por parte da rede privada.

Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é pesquisadora em Educação, Políticas Públicas, Educação a Distância (EaD), Informática Educativa e Educação infantil. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Goiás no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG) e da Revista Exitus (UFOPA). Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação a Distância (GEaD - UFG). Foi coordenadora pedagógica da FASAM/Goiás, Coordenadora pedagógica e diretora de Planejamento da FacLions, Coordenadora pedagógica de educação a Distância da FacLions, participando desde seu processo de implementação; e trabalhou no processo de implementação da UAB na UFG, como bolsista UAB no CIAR, nas seguintes frentes de trabalho: elaboração de material didático; designer pedagógico e instrucional; elaboração de cursos e materiais; tutoria, orientação acadêmica, coordenação de disciplina; e coordenadora do curso de Formação de Autores para EaD. Foi contemplada pela Bolsa PAPED/MEC pelo projeto de mestrado e Bolsa FAPEG/Goiás pelo projeto de Doutorado. Foi consultora e elaboradora de dois Produtos Técnicos para o Conselho Nacional de Educação (CNE) e UNESCO sobre as Políticas Públicas de Educação Superior a Distância no Brasil, entre 2002 e 2012, seu processo de expansão, regulamentação, regulação e avaliação, incluindo análises da modalidade na Formação de Professores a distância e a respeito de possíveis indicadores de qualidade para seu desenvolvimento no país (2014). Hoje possui Projeto de Pesquisa Aprovado pelo Edital Universal da FAPEG/Goiás (2015-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação a distância, didática, estágio supervisionado em educação infantil e formação de professores para a educação infantil e para a educação superior

Emanoela Celestino Almeida Ramos, Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. (MIELT-UEG) Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Acadêmica do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (MIELT) da Universidade Estadual de Goiás(UEG). Pedagoga formada pela UEG (2008); Pós graduada em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (2012), e Neuropedagogia pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012). Servidora pública do município de Anápolis desde abril de 2009, atuou na docência, coordenação geral, educação infantil e anos inciais do ensino fundamental. Atualmente exerce a função de assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação. É integrante dos grupo de pesquisa em educação a distância (GEAD / UFG), em políticas públicas educacionais (Expansão da educação Superior e produção do Conhecimento: Financiamento, Gestão e Avaliação) e ainda sobre a educação superior a distância na região centro - oeste. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, políticas públicas, tecnologias e educação a distância.

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Publicado

2015-07-17

Como Citar

Lima, D. da C. B. P., & Ramos, E. C. A. (2015). POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POR MEIO DA UAB, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Ciências Humanas, 16(26), 55–70. https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1678