DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EFICIENTE DE LEITURA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1595Resumo
Resumo: Este artigo discute a necessidade de formação de professores como sujeitos-leitores para desenvolver, no espaço escolar, o hábito de ler e compreender textos de forma crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a prática de leitura do professor pode ser determinante para o desenvolvimento do gosto e da habilidade de leitura pelo aluno. Para isso, neste artigo, de caráter bibliográfico, tomam-se como referenciais estudos críticos sobre leitura e formação de professores no Brasil. Nota-se que o professor precisa ser um sujeito-leitor para ter condições de se tornar um mediador, na sala de aula, de autores literários e alunos-leitores e, dessa forma, contribuir para uma efetiva formação de leitores na escola.
Palavras-chave: Formação de professores. Formação de leitores. Leitura na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.