A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: UMA DAS DIMENSÕES DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Eliara Zavieruka Levinski
  • Luciane Spanhol Bordignon

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1592

Resumo

O ensino superior tem se tornado, tanto em nível mundial quanto nacional, objeto de vários estudos, configurações e, consequentemente, de legislações, políticas educacionais e produção de pesquisa.  Nesse contexto, um dos desafios a serem enfrentados é a docência no cenário do ensino superior. Este artigo tem como objetivo compreender a inserção profissional na educação superior e a formação continuada dos professores como uma das dimensões da Pedagogia Universitária identificando os saberes necessários para a docência e o papel da universidade no mundo contemporâneo. Os encaminhamentos conclusivos resgatam, no conjunto do estudo, os avanços e os desafios da docência e espera-se que os achados deste trabalho possam contribuir para as reflexões que envolvem a formação continuada dos docentes.

Palavras-chave: Ensino superior. Docência. Pedagogia Universitária.

Downloads

Publicado

2015-07-17

Como Citar

Levinski, E. Z., & Bordignon, L. S. (2015). A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: UMA DAS DIMENSÕES DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 87–98. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1592