DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APONTAMENTOS PARA A VALORIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ALTERNATIVAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1519Resumo
Resumo: O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais.
PALAVRAS-CHAVE: Democratização; Ensino superior; América Latina; Universidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.