PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: MOVIMENTOS DE FORMAÇÃO RURAL E EXPANSÃO MUNDIAL

Autores

  • Giovanna Pezarico UTFPR Câmpus Pato Branco.
  • Maria de Lourdes Bernart UTFPR Câmpus Pato Branco
  • Leonel Piovezana UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1509

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância. Movimentos de Formação Rural. Maisons Familiales Rurales. Expansão.

Resumo

O presente artigo consiste em  um dos resultados das discussões  que permearam o Grupo de Trabalho- GT 15: Políticas públicas de inclusão social, educação no campo, juventude rural, no VIII Simpósio Nacional de Educação e do II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores,  evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, nos dias 24 e 26 de setembro de 2014. O artigo apresenta reflexões sobre  educação do campo, como um conceito em construção, discute os movimentos de formação rural, a criação da  Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural (AIMFR) e o processo de expansão da Pedagogia da Alternância.

Biografia do Autor

Giovanna Pezarico, UTFPR Câmpus Pato Branco.

Bacharel em Administração. Mestre e Doutora em Tecnologia. Docente da UTFPR Câmpus Pato Branco. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

Maria de Lourdes Bernart, UTFPR Câmpus Pato Branco

Licenciada em Letras.

Especialista em Literatura, Línguística, Metodologia do Ensino Tecnológico.

Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR Câmpus Pato Branco

Leonel Piovezana, UNOCHAPECÓ

Doutor em Desenvolvimento Regional. Docente Permanente das Pós-graduações Lato Sensu e Stricto Sensu Mestrados em Educação e em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da UNOCHAPECÓ. Coordenador geral das Licenciaturas Intercultural Indígena e do curso de Ciências da Religião – PARFOR.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Pezarico, G., Bernart, M. de L., & Piovezana, L. (2017). PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: MOVIMENTOS DE FORMAÇÃO RURAL E EXPANSÃO MUNDIAL. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 121–139. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1509